Voltar ao topo

1 de novembro de 2024

Ciro pode concorrer ao Congresso em 2026 para recuperar bancada do PDT, diz Figueiredo

André lançou a novidade, ainda não comentada por Ciro, em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo publicada nesta segunda-feira (13)
Ciro Gomes foi deputado federal pelo PSB. Foto: José Cruz/Agência Brasil

Compartilhar:

Tendo vivido um período afastado da política partidária após perder as eleições para presidente em 2022, o ex-governador Ciro Gomes (PDT) poderá concorrer novamente a um cargo político nos próximos anos. A informação foi anunciada pelo presidente nacional interino do PDT, deputado André Figueiredo. Segundo ele, o ex-ministro é cogitado como eventual candidato a deputado federal em 2026. André lançou a novidade, ainda não comentada por Ciro, em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo publicada nesta segunda-feira (13).

Segundo ele, esta seria uma maneira de eleger uma grande bancada e compensar prováveis perdas do partido ocasionado por racha interno no Ceará. Dos 5 deputados federais cearenses em Brasília, 4 tentam deixar o partido – com exceção de Figueiredo. Na Assembleia Legislativa, o partido pode perder 10 dos 13 nomes (titulares). “O Ciro sendo deputado federal ajuda a fazer uma grande bancada. Ele elegeu 16 em 2006. Realidades diferentes, mas ele ajuda a fazer uma grande bancada”, afirmou.

Ciro foi deputado federal entre 2007 e 2011, pelo PSB.

Outro caminho levantado é uma candidatura ao Senado. O partido é representado hoje pelo irmão de Ciro, o senador Cid Gomes, rompido com o irmão após o processo eleitoral do último ano. Cid disputa o controle da sigla no Ceará com o aliado do irmão, o deputado André Figueiredo, que tenta sua expulsão do PDT. O senador representa a maior parte do partido e promete levar consigo a maior parte dos deputados (federais e estaduais), prefeitos e vereadores pedetistas.

Outro cargo levantado por Figueiredo é para o Governo do Ceará, em 2026. “Ele sendo candidato a governador, torna cada vez mais uma disputa aqui no Ceará bem interessante”, disse Figueiredo. Ciro disse algumas vezes que não pretende mais ser candidato. Ele foi governador do Ceará entre 1991 e 1994.

[ Mais notícias ]