Voltar ao topo

24 de março de 2025

Ciro Gomes usa chiquerador para enquadrar o PT do Ceará

Compartilhar:

O chiquerador é uma espécie de chicote, composto de um pedaço de pau ultimado por fitas compridas e finas de sola. O equipamento é muito usado no sertão para surrar ladrão de animais, sacas de grãos e dinheiro dos sítios e fazendas. Ciro Gomes afirmou, em entrevista à FM Jangadeiro, que, “unilateralmente, vai apoiar o Camilo”, mas isso está dentro de um acordo, onde o Ceará esteja acima. “Se for com conchavo e picaretagem com o grupo corrupto do Ceará, enfrentará o PT”. Ciro foi claro: “O Roberto Cláudio pegou a Educação com diretores de escolas nomeados por vereadores e postos de saúde funcionando na casa de vereadores”, lembrou Ciro, para explicar o porquê do PT não aceitar a candidatura de Roberto Cláudio. As declarações dele impactaram no comando petista, que marcou reunião da Executiva, para avaliar o tamanho do estrago feito pelo chiquerador de Ciro Gomes.

O veto do PT

O nome de Roberto Cláudio tem sido pauta na política do Ceará. O episódio que envolve Ciro Gomes é um bom momento para o PT declarar, abertamente, porque impõe veto ao nome do ex-prefeito, caso ele seja o escolhido pelo PDT para ser o candidato ao governo.

As palavras duras de Ciro devem ser avaliadas como um desabafo de um líder político que abomina ilações e metáforas. Na política, tudo tem que ser “preto no branco” e ele parece querer saber o porquê do veto, de forma oficial.

Os deputados, vereadores e prefeitos da base aliada foram solidários a Ciro Gomes. O único petista a se manifestar publicamente foi o deputado José Airton, opositor de Ciro dentro da aliança no Ceará, porque ele fechou as portas, por considerá-lo integrante da ala do chamado lulopetismo.

O desdobramento da crise entre PT e PDT no Ceará tem tudo para ficar no pacote nacional. As palavras duras de Ciro sobre Lula vão continuar e o PT seguirá junto com o PDT. O partido não tem como sobreviver, sem o governo estadual. O PT sabe que Izolda Cela é filiada ao PDT e tem fortes ligações com Cid Gomes e Camilo Santana, duas lideranças que não têm interesse em divergências.

Longe da briga

Personagem citado por Ciro Gomes na entrevista onde acusou o PT de querer fazer conchavo e corrupção, Roberto Cláudio não se envolveu no episódio. Optou por seguir a pré-campanha na Ibiapaba. Em Ubajara, afirmou que nem “debate pode fazer com o Capitão Wagner, porque o candidato do Bolsonaro só tem uma pauta: os motins que apavoraram o povo mdo Ceará e promoveu matança de inocentes”.

Evandro Leitão e a ENEL

O presidente da Assembleia, deputado Evandro Leitão, está mesmo determinado a analisar, cláusula por cláusula, o contrato de concessão da Enel. Ele recebeu milhares de reclamações de falta de energia, postes quebrados e cortes de energia, até mesmo em residências com pacientes de UTI.

[ Mais notícias ]