Voltar ao topo

8 de outubro de 2024

Ciro fala em sabotagem por parte de Lula

Compartilhar:

A verdade começa a surgir no cenário político cearense, envolvendo dois gigantes da cena política nacional. A eleição no Ceará está nacionalizada. As desavenças entre Lula e Ciro estão tornando inviável a repetição da aliança entre PDT e PT, que começou com Cid Gomes, em Sobral, e seguiu com Cid no mandato de governador, que durou oito anos. Cid entregou o cargo para Camilo Santana, que governou sete anos e quatro meses. Pelo rodízio, cabe ao PDT indicar o nome do candidato ao governo.

Ciro Gomes, durante debate presidencial na TV Bandeirantes, em 2018. Foto: Nelson Almeida/AFP

O PT criou uma barreira, vetou Roberto Cláudio, o escolhido pelo partido. O candidato a presidente Ciro Gomes disse, em São Paulo, e o Brasil inteiro viu e ouviu, que “Lula está sabotando a eleição no Ceará, destruindo uma aliança bem sucedida. Há 20 anos. Ele não tem escrúpulo.”

A declaração na verdade é uma revelação do ódio de Lula sobre a candidatura de Ciro à presidência da República. Para Ciro, Lula não tem coragem de enfrentá-lo no debate público e boicota o PDT, “exercendo ingerência indevida sobre candidaturas do PDT”. “Espero que tenham responsabilidades” disse Ciro, sobre graves consequências com o rompimento e uma possível vitória do Capitão Wagner, o candidato da oposição. Roberto Cláudio será anunciado na convenção, neste domingo, 24, pela manhã, no Colégio Farias Brito, na rua Senador Pompeu. O evento poderá marcar a reaproximação ou o distanciamento definitivo entre PT e PDT.

Deputados, prefeitos, vereadores e lideranças de partidos tentam minimizar a crise, pregando a reunificação. O diagnóstico da crise é nacional. Muito pouco pode ser feito. Só Ciro e Lula podem resolver.

PSD se unirá ao PDT
O PSD, em convenção, aprovará coligação com o PDT e quer indicar o vice de Roberto Cláudio. Os dirigentes da sigla não escondem o desejo de participar da chapa majoritária. Domingos Filho é o nome preferido por Kassab, que pode apoiar Ciro Gomes.

Wagner em Canindé
O pré-candidato do União Brasil, Capitão Wagner, comanda o 10° Encontro Regional do partido em Canindé, atraindo lideranças dos municípios do entorno. “Enquanto eles brigam, ofereço esperança aos cearenses”, afirmou.

Amílcar quer a SDA sob controle da Federação da Agricultura
Há 16 anos, o PT controla a Secretaria de Desenvolvimento Agrário, a SDA, uma pasta que coordena todos os programas no campo e do agronegócio. São bilhões, anualmente. O deputado José Guimarães é uma espécie de dono da pasta, que opera com mais de 400 mil agricultores familiares e pequenos produtores. “É preciso o governo e seu candidato, o Roberto Cláudio, dialogar conosco. Vou recebê-lo e conversar”, disse Amílcar Silveira, presidente da Faec. Segundo ele, parte dos recursos do Projeto São José “vai para a lata do lixo, financiando projetos que são abandonados.”

[ Mais notícias ]