Depois de fazer uma publicação nas redes sociais em que atacava a saúde do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) explicou nesta terça-feira, 30, que apagou o post por ter sido “duro demais” na acusação.
Em mensagem divulgada nas redes sociais nesta segunda-feira, 29, o candidato acusou Lula de estar “cada dia mais fraco, fisicamente, psicologicamente e teoricamente (sic), para enfrentar a direita sanguinária”. A publicação foi excluída do perfil posteriormente. Antes disso, o tuíte chegou a quase 5.000 curtidas e mais de 3.500 compartilhamentos.
O pedetista foi alvo de críticas após a publicação. Na semana passada, Gustavo Castañon, que é membro do diretório nacional do PDT, já havia feito especulações a respeito da saúde de Lula e chegou a alegar que o ex-presidente poderia estar novamente com um câncer na região da garganta. “Lula deveria se submeter a uma avaliação médica pública para provar que seu câncer na garganta não voltou”, escreveu Castañon na ocasião. O petista enfrentou um tumor na laringe em 2011.
O “corajoso” Ciro Gomes apagou seu Tweet preconceituoso, infame e sintomático de sua profunda inveja de Lula e de seu classismo. Não, Ciro, você não nasceu predestinado à presidência. Você é só mais um membro das oligarquias nordestinas, ressentido por não ter o que Lula tem. pic.twitter.com/CUi5oiqBJF
— Jean Wyllys (@jeanwyllys_real) August 29, 2022
Nesta terça, o pedetista negou que tenha se referido à saúde do adversário e disse ter sido “meio duro” no post. Por isso houve a exclusão.
“Eu não falei nada sobre estado de saúde, não. Eu só acho que aquilo ali era meio duro demais e que podia ficar na má inteligência. O que eu estou falando é que o Lula perdeu a capacidade moral de enfrentar o Bolsonaro e a direita sanguinária no Brasil. Então, refraseando, é só isso que eu quis dizer”, declarou Ciro à imprensa depois de passar por sabatina promovida pela Unecs (União Nacional de Entidades do Comércio e Serviços), em Brasília.
Após insistência dos jornalistas, o candidato disse que não iria continuar o assunto para não “entrar nessa futrica”. Ainda na segunda, o perfil de Lula no Twitter rebateu a publicação de Ciro com um trecho do debate entre presidenciáveis realizado no domingo (28), na TV Bandeirantes. Na legenda, a equipe do petista escreve: “Ontem, no debate da Band, Lula tratou Ciro Gomes com respeito”.
Ontem, no debate da Band, Lula tratou Ciro Gomes com respeito. #EquipeLula pic.twitter.com/9A64RvFcb0
— Lula 13 (@LulaOficial) August 29, 2022