Para o candidato do PDT à Presidência, Ciro Gomes, o ex-presidente Lula (PT) e o atual presidente Jair Bolsonaro (PL) tornam-se iguais ao utilizar Deus na campanha política. Em publicação realizada nas redes sociais nesta quarta-feira (17), o ex-ministro disse que o discurso da esquerda se assemelha “ao fascismo da pior das direitas”, com essa estratégia política e finalizou afirmando que os dois oponentes “estão se tornando iguais”.
“Quando o discurso da esquerda se assemelha ao fascismo da pior das direitas, o uso em vão do Nome de Deus já traz em si um forte castigo. O de mostrar que os dois lados – e seus dois líderes – estão se tornando iguais”, escreveu Ciro.
O ex-governador do Ceará se refere a uma imagem publicada pela presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, que diz “Bolsonaro usa Deus e Deus usa Lula!”. Na publicação, a deputada federal critica afirma que o atual governante utiliza discurso religioso para manipular e conseguir votos daqueles que falam de Cristo “e amor sem esperar nada em troca”.
Bolsonaro e Lula deram início as campanhas presidenciais com troca de ataques relacionadas a uma falsa narrativa, criada pela campanha bolsonarista, de que Lula vai fechar igrejas se ganhar as eleições.
Os dois principais concorrentes ao Planalto usaram as redes sociais no primeiro dia de campanha para trocar acusações que miravam o eleitorado religioso. Enquanto Bolsonaro disse, novamente, que o PT pode fechar igrejas, Lula chamou o atual governante de “fariseu” e o acusou de mentir “todos os dias” para manipular a fé de religiosos.
O PT e Gleisi já afirmaram à imprensa que formas de barrar a divulgação dessa informação falsa estão sendo estudadas.
Confira a publicação de Ciro:
Quando o discurso da esquerda se assemelha ao fascismo da pior das direitas, o uso em vão do Nome de Deus já traz em si um forte castigo. O de mostrar que os dois lados – e seus dois líderes – estão se tornando iguais. pic.twitter.com/kUMynaAAoU
— Ciro Gomes 12 (@cirogomes) August 17, 2022