O senador Cid Gomes (PDT) está reassumindo sua vaga no Senado Federal após a segunda licença particular. Ele tem afirmado que não pretende mais disputar eleição. Seu projeto é manter a liderança e ser ouvido como conselheiro e articulador. A crise interna do PDT cearense, que se intensifica, a cada dia, parece não ter fim. O PT parece apostar nesse aprofundamento. Cid não compareceu à posse e transmissão de cargo para Elmano, deixando claro o descontentamento. Mas apareceu na posse de Lula e de Camilo, no Ministério da Educação.
É visível a preocupação e o desconforto de Cid e Camilo. Os dois são amigos e têm parcerias na vida privada. Elmano não tem compromissos políticos com Cid e PDT, mas reconhece o senador como idealizador de um projeto que deu certo e o seu papel na virada da educação, colocando o Ceará em destaque nacional.
A onda que cresceu em torno de uma candidatura de Evandro Leitão a prefeito de Fortaleza colocou mais fogo na crise do PDT. Sarto tem a preferência para a reeleição. O nome de Evandro agrada as torcidas de Ceará e Fortaleza, dizem seus apoiadores. Nas próximas horas, o PDT deve definir uma posição sobre a participação do partido na Mesa Diretora da Assembleia. Evandro Leitão detém a garantia da reeleição.
Luizianne diz que Elmano “continua petista de raiz”
A deputada Luizianne Lins (PT) foi às posses de Elmano, de Lula e de Camilo Santana, este no MEC. A missão partidária dela tem fundamentação política: quer ser a candidata do PT à Prefeitura de Fortaleza, turbinada com o apoio de Elmano e Camilo. “O PDT é problema do PDT. Nossa luta pela candidatura própria provou que o nosso partido e nossas lideranças são as mais populares.” Luizianne vê com desconfiança o apoio à pré-candidatura de Evandro Leitão.
Triste Brasil
A população brasileira ficou sabendo, no dia da posse de Lula, que o país não tem uma faixa presidencial histórica. Roubaram. Cada presidente faz a sua faixa. Nos países sérios, esses simbólicos objetos têm até mil anos. Triste!
Elmano não terá foto oficial
O governador Elmano de Freitas decidiu não ter sua foto oficial governo. Vai colocar fotos de cearenses que se destacam. Serão líderes sindicais, ambientalistas, religiosos e comunitários, de Izolda e de Camilo. “Vou seguir o estilo Camilo e aperfeiçoar, homenageando vários cearenses.”
Guilherme Bismarck pode assumir mandato
Não está descartada a possibilidade de Guilherme Bismarck assumir, em fevereiro ou março, uma cadeira na Assembleia Legislativa. O governo e o PDT têm interesse.