Voltar ao topo

25 de março de 2025

Cid Gomes: “Quero restaurar toda uma aliança rompida na eleição do Elmano”

Cid tem planos de atrair todo o PDT para apoiar o projeto em andamento
Foto: Felipe Barreto/OPINIÃO CE

Compartilhar:

O senador Cid Gomes foi profundo em seu discurso, durante a filiação de deputados estaduais. “Esse momento é mais um passo, mais um degrau”, declarou. O senador esclareceu uma frase de sua fala cheia de emoção. “Quero restaurar toda uma aliança rompida na eleição do Elmano”. Cid tem planos de atrair todo o PDT para apoiar o projeto em andamento.

Na eleição municipal de 2024, o PDT apoiou o bolsonarista André Fernandes. Esse movimento do partido de Brizola preocupou Cid Gomes, porque demonstrou um caminho equivocado, uma forma de escapar de um diálogo. O presidente do PDT no Ceará, Flávio Torres, e o presidente nacional, André Figueiredo, apoiaram o candidato do PT, Evandro Leitão.

Numa leitura sobre a vibração de Cid Gomes, ele pretende, com paciência e diálogo, reagrupar Roberto Cláudio, Sarto, Ciro, Prisco Bezerra e outras lideranças que optaram pelo radicalismo político de ser contra o governo Elmano e o ministro Camilo Santana.

Cid parece preocupado com a possibilidade de um importante segmento da política cearense montar aliança com a extrema-direita na tentativa de jogar fora tudo que tem sido feito para melhorar as áreas de educação, saúde, infraestrutura, atração de empresas e da ética na política.

CID: “NÃO SOU CANDIDATO A NADA”

Cid é aliado importante de Elmano e de Camilo. “Não quero mais mandatos”, diz o senador. Podem sentir verdade nas palavras dele, quando afirma querer ser um líder sem mandato. Brizola sempre foi líder, com ou sem. Miguel Arraes não precisou de um. Juscelino Kubitschek passou 20 anos sem mandato. Idem Goubery do Couto e Silva, principal ideólogo da ditadura militar brasileira (1964-1984). Ele nasceu no Rio Grande do Sul e nunca teve mandato. Cid disse que defende novas gerações para a política e citou nomes, não partidos.

ELMANO, CAMILO E CID CONVERSAM E SE REÚNEM COM FREQUÊNCIA

O diálogo entre as três maiores lideranças da política do Ceará ocorre naturalmente e de forma corriqueira. Pensamentos diferentes, mas princípios iguais. Em torno dos três, os partidos se tornam menores, se comparados ao projeto em andamento. As palavras do governador Elmano no encontro do PSB, quando deputados foram filiados, deixam claro. “Lideramos um projeto iniciado por Cid, que teve continuidade com Camilo e Izolda, e estamos no caminho certo”.

OS MONTEIROS DE ICÓ PASSAM PARA O GRUPO DO LÍDER NETO NUNES

Em Icó, Neto Nunes conseguiu o apoio do último importante oposicionista, José Aécio Monteiro, e de toda a sua família. Os Monteiros sempre ficaram contra os Nunes. Agora, o último reduto oposicionista foi desfeito. A aproximação foi articulada pelo vice-prefeito e médico Pedro Dantas. A população apoiou o acordo, que envolve interesses públicos e do Município. Os Monteiro são os milionários de Icó, não precisam da Prefeitura para nada.

REFORMA DA PREFEITURA TEM QUE ANDAR

Os vereadores de Fortaleza têm até sexta-feira (14) para aprovar as reformas da Prefeitura e a redução dos salários do prefeito e dos secretários. A folha, por lei, fecha na primeira quinzena. O Município está recadastrando servidores e terceirizados que moravam até no Exterior.

[ Mais notícias ]