Menu

Cid Gomes integra missão oficial ao Japão para atrair investimentos em inovação

Cid Gomes diz que o Brasil apresenta grande potencial na área de inovação. Foto: Jefferson Rudy/ Agência Senado

O senador cearense Cid Gomes (PSB) integrará a delegação parlamentar brasileira que participará de missão oficial no Japão entre os dias 23 e 31 deste mês. A iniciativa tem como foco o diálogo sobre marcos regulatórios, previsibilidade e condições necessárias para atrair investimentos em tecnologia e inovação.

A missão é organizada pela Licks Attorneys, empresa referência em contencioso no Brasil, em parceria com o Instituto Brasileiro de Comércio Internacional e Investimento (Ibcis). A proposta central envolve o debate de políticas públicas voltadas à segurança jurídica e à previsibilidade regulatória no setor de inovação.

O roteiro inclui o mapeamento de oportunidades de investimento e de parcerias público-privadas. A agenda também prevê a identificação de boas práticas internacionais em governança, proteção de dados e estímulo à pesquisa e ao desenvolvimento.

AGENDA INTERNACIONAL

Durante a missão, a delegação cumprirá reuniões institucionais com autoridades locais e representantes de órgãos reguladores japoneses. Estão previstas visitas a hubs de inovação, incubadoras, universidades e fundos de investimento.

A programação contempla ainda rodas de conversa com empreendedores e integrantes do ecossistema de inovação. A troca de experiências busca aproximar iniciativas públicas e privadas dos dois países.

Na avaliação do senador Cid Gomes, o Brasil apresenta grande potencial na área de inovação. Segundo o parlamentar, o País ainda enfrenta limitações relacionadas a um ambiente regulatório pouco atrativo para empresas e investidores.

POTENCIAL BRASILEIRO

Cid Gomes avalia que regras mais claras e estáveis são fundamentais para ampliar a confiança do mercado. Para ele, a segurança jurídica é um dos principais fatores para estimular novos negócios no setor tecnológico.

O senador afirma que a experiência internacional pode contribuir para avanços concretos no cenário nacional. A expectativa é adaptar modelos bem-sucedidos observados no Japão à realidade brasileira.

“Queremos conhecer boas práticas e experiências bem-sucedidas para que possamos transformá-las em projetos que ampliem investimentos e gerem renda e desenvolvimento”, afirmou Cid Gomes.