O senador Cid Gomes (PDT) foi escolhido nesta quinta-feira, 18, como represente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) na Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência (CCAI) do Congresso Nacional. A indicação feita pelo presidente da CRE, senador Renan Calheiros (MDB). A CCAI é formada por seis senadores e seis deputados federais.
O objetivo da comissão mista é a fiscalização e o controle externo das atividades de inteligência e contrainteligência. Entre outras atribuições, o colegiado deve examinar e apresentar sugestões à Política Nacional de Inteligência; examinar e emitir parecer sobre proposições legislativas ligadas ao tema; e receber e apurar denúncias sobre violações a direitos e garantias fundamentais em razão de atividade de inteligência e contrainteligência.
HIDROGÊNIO VERDE
O senador Cid também foi designado, em março, para presidir uma comissão especial sobre a produção de hidrogênio verde no Senado. “O hidrogênio é, certamente, uma das grandes alternativas para o consumo de gases ou combustíveis que geram carbono e que, portanto, estão contribuindo para o efeito estufa. O hidrogênio é um combustível mas não gera carbono e, obviamente, a partir do momento em que se instala uma rede no país a gente vai poder ter uma alternativa ecologicamente correta”, disse, na ocasião.
A comissão especial terá, como membros titulares, os senadores Astronauta Marcos Pontes (PL-SP), Fernando Dueire (MDB-PE), Luís Carlos Heinze (PP-RS), Otto Alencar (PSD-BA), Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e Rodrigo Cunha (União-AL). O colegiado terá como suplentes os senadores Ciro Nogueira (PP-PI) e Eduardo Girão (Novo-CE) e, ainda, a senadora Eliziane Gama (PSD-MA).