O senador Cid Gomes (PDT), a governadora Izolda Cela (sem partido), assim como o senador e governador eleitos, Camilo Santana (PT) e Elmano de Freitas (PT), respectivamente, reuniram nesta sexta-feira, 21, um grupo de quase 50 deputados e lideranças políticas para fortalecer o apoio ao ex-presidente Lula (PT) no 2º turno. Participaram deputados e deputadas, estaduais e federais, de partidos aliados e adversário no 1º turno, como figuras do PDT, de Cid e Ciro Gomes.
Também esteve presente o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, deputado Evandro Leitão (PDT).
Pelas redes sociais, a governadora Izolda Cela, ex-pedetista que se engajou na campanha de Lula ainda no 1º turno, em 2 de outubro, reforçou a “importância do engajamento de todos na campanha do presidente Lula”. “Pelo bem do nosso Ceará e do país, é Lula presidente!”, disse. Elmano e Camilo também destacaram a importância do apoio a Lula.
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Camilo S. Santana (@camilosantanaoficial)
Cid Gomes e o PDT
Tendo se mantido afastado no 1º turno após divergências que terminaram no rompimento da aliança entre PDT e PT no Ceará, a maior liderança pedetista no Estado, Cid Gomes, se comprometeu em reforçar o palanque de Lula no Ceará. No último dia 10, em discurso em Fortaleza, o irmão do ex-presidenciável Ciro Gomes disse publicamente que votará no petista no 2º turno e criticou duramente o governo do atual presidente, Jair Bolsonaro (PL). Em nível nacional, o PDT também formalizou apoio a Lula.
“Estou aqui, em primeiro lugar, pelo Brasil. O Brasil não pode ter mais quatro anos de gestão, se é que a gente pode dizer assim, do Bolsonaro. É um governo sem rumo, biruta, que não sabe o que faz na saúde e na educação”, afirmou Cid. No palanque, o pedetista também afirmou que uma eventual vitória de Lula é importante para o governo de Elmano de Freitas, a partir de 2023. “O povo cearense elegeu em 1º turno o Elmano. Para a sua gestão é fundamental que a gente tenha um governo que seja republicano, sério, que trate com responsabilidade e acima da politicagem os gestores deste País“.