Voltar ao topo

13 de abril de 2024

Ciclo Ceará da Paixão 2024 é lançado com investimento de mais de R$ 1 milhão

O evento contou com apresentações acessíveis e inclusivas para os alunos do Instituto Cearense de Educação dos Surdos, em Fortaleza
Foto: Divulgação/Secult

Compartilhar:

O Ciclo Ceará da Paixão 2024 foi lançado, na manhã desta quarta-feira (27), pela Secretaria da Cultura do Ceará (Secult) no Instituto Cearense de Educação dos Surdos, em Fortaleza. Ao todo, o edital teve o investimento no valor total de R$ 1.092.821,70. Além da encenação da Paixão de Cristo, pelo Grupo de Arte e Cultura Parresia, o evento contou com apresentações acessíveis e inclusivas sobre a Semana Santa e a simbologia da Páscoa protagonizada pelos alunos do Instituto.

De acordo com Diego Zaranza, componente da Coordenadoria do Patrimônio Cultural e Memória da Secult Ceará, o Ciclo Ceará da Paixão é importante para a Cultura Popular Cearense. “O Ciclo Ceará da Paixão é de grande importância, estando relacionado às festividades da Semana Santa, com queima de Judas e encenações que recontam a história da Paixão de Cristo”, disse.

CICLO CEARÁ DA PAIXÃO

Em 2024, o edital selecionou 56 projetos, que buscam difundir as manifestações culturais ligadas à Páscoa no Estado. O edital, ainda, compõe a política de Patrimônio Cultural Imaterial para o fomento de bens, produtos e serviços relacionados às manifestações populares do Ciclo da Semana Santa. Até este domingo (31), os projetos selecionados se apresentam em diversas regiões do Estado, contemplando sertão, serra e litoral, além da capital e Região Metropolitana.

Dentro do edital, 56 manifestações populares tradicionais foram divididas em algumas categorias, sendo o Espetáculo Cênico da Paixão de Cristo; a Manifestação Tradicional Popular, na qual são incluídas Caretas, Procissão de Penitentes e Procissão de Fogaréu; a Queima de Judas; e projetos de Culturas Camponesas. 

FESTA E FÉ

O projeto “Festa e fé: as paixões do povo cearense em devoção”, da Associação Cultural Canto da Jandaia (ACCJ), integra o edital do Ciclo Ceará da Paixão 2024. O projeto inclui a inscrição, formação e seleção de pesquisadores em cultura popular. Além do acompanhamento dos projetos que estão em campo, tanto na Capital como no Interior. O projeto vai promover Roda de Conversa sobre Letramento Racial e a organização de catálogo com dados dos grupos tradicionais e indicadores do Ciclo.

Para o curador do projeto, Aterlane Martins, o tema “Festa e fé: as paixões do povo cearense em devoção”, parte da compreensão da complexidade das manifestações da cultura popular. “É nesse sentido que a fé dos Penitentes, das Incelências na oração e no flagelo se misturam ao riso e à folia dos Caretas e da Queimação de Judas, na representação da Paixão e Morte de Cristo, ou da Procissão do Fogaréu, e sua Ressurreição que finda esta história com uma mensagem de esperança”, diz.

Yuri Lima

[ Mais notícias ]