As forte chuvas desta quinta-feira, 16, causaram tumultos por todo o Estado. Em Aratuba, as precipitações foram responsáveis por deslizamento no município, com ao menos três mortes já registradas pelo Corpo de Bombeiros. Além deste caso, outros municípios estão encontrando dificuldade na maneira de como lidar com as chuvas. Nas cidades de Pacatuba, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), e Quixadá, por exemplo, as precipitações causaram inundações de vias.
Das 7h da quinta-feira, às 7h desta sexta-feira, 17, foram registradas chuvas em mais de 120 municípios cearenses. Pacatuba registrou um acumulado de 120 mm.
Visando reduzir as consequências, todo o efetivo da Defesa Civil, de agentes do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) e guardas municipais foram acionados no Município. Ao menos 22 ocorrências foram registradas, entre alagamentos, desabamento de muros e formação de cratera. Não houve óbitos.
De acordo com a Federação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), o risco ainda é de fortes chuvas para Pacatuba nesta sexta-feira, 17. O açuce Boaçu, localizado no Município, alcançou a sua capacidade máxima devido às precipitações, o que acabou trazendo mais água para as vias. Segundo a Funceme, as chuvas ocorrem devido à influência da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), principal sistema meteorológico causador de precipitações durante a quadra chuvosa.
A faixa de nuvens está próxima ao norte da região Nordeste, o que colabora para as áreas de instabilidade e, consequentemente, de chuvas intensas.