Voltar ao topo

16 de julho de 2024

Chove em mais de 100 municípios cearenses nesta segunda-feira, 4

Os dados foram consultados às 13h desta segunda-feira, 4, e serão atualizados ao longo dia.
Foto: Reprodução/Lauro Honorato

Compartilhar:

Choveu em mais de 100 municípios cearenses entre as 7h deste domingo, 3, e 7h de hoje, 4, conforme balanço parcial da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos. Os maiores volumes foram registrados nas cidades de Fortaleza (64 mm); São Gonçalo do Amarante (64 mm) e Caucaia (52 mm). Os dados foram consultados às 13h desta segunda-feira, 4, e serão atualizados ao longo dia. Conforme a Funceme, o início da semana deve seguir com condições para chuvas em todas as macrorregiões do Estado, com tendência de alta possibilidade (entre 40 e 70%) para precipitações até a próxima quarta-feira, 6.

Para o restante do dia, a expectativa é de chuvas concentradas na faixa litorânea até à tarde, chegando à Ibiapaba e sul do Ceará entre tarde e noite. Já entre terça-feira, 5, e quarta-feira, o cenário esperado é semelhante, mas com chances de chuva no Cariri, Sertão Central e Inhamuns já entre madrugada e manhã. As precipitações esperadas devem ocorrer em virtude de áreas de instabilidade oriundas do oceano Atlântico devido à proximidade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), assim como em razão de efeitos locais.

Março

Março último teve um desvio positivo de 31,4% em precipitações, acima da média para o período. Os dados indicam que o acumulado foi de 267,2 milímetros. As precipitações mais expressivas se deram, principalmente, por conta da proximidade da ZCIT, que é o principal sistema indutor de chuvas nesta época do ano. A atuação de uma Cavado de Altos Níveis (CAN), além de fatores locais como altitude, temperatura e umidade do ar. Todas as macrorregiões também ficaram acima da normalidade, exceto o Sertão Central e Inhamuns, que aparece na categoria em torno da média.

Cariri, no sul do Estado, e a Ibiapaba, no noroeste do Ceará, foram as mais chuvosas.

[ Mais notícias ]