Em meio a um Brasil inundado em pautas como preços de combustíveis e aumento da desigualdade social, Chico Buarque trará a Fortaleza em outubro deste ano seu novo single, também nome de sua nova turnê: “Que tal um Samba.” A canção foi lançada na última sexta-feira, 17, e propõe válvulas de escape para um Mundo que tenta sobreviver a dois intensos anos negativos diante da pandemia do novo coronavírus.
As apresentações, que vão começar por João Pessoa, na Paraíba – em setembro, ocorrem na capital cearense nos dias 22 e 23, no Centro de Eventos do Ceará.
Em Fortaleza, uma das 11 cidades brasileiras onde a turnê está confirmada, Monica Salmaso será como convidada especial e fará duetos com o cantor carioca e, ainda, interpretará números solos. O também dramaturgo e escritor, um dos mais notáveis nomes da Música Popular Brasileira (MPB), completa 78 anos neste domingo, 19.
Filho de pais envoltos na cultura- o sociólogo Sérgio Buarque de Hollanda e a pianista Amélia Cesário Alvim – o artista é o quarto entre sete irmãos e tinha sua casa como ponto de encontro de nomes da intelectualidade nacional, como o de Vinícius de Moraes. O músico cursou parte da graduação em Arquitetura e Urbanismo, em São Paulo, uma vez que a deixou na Ditadura Militar, ocorrida durante cerca de 20 anos no Brasil, período em que foi perseguido pela censura e se exilou.
Na passagem de morada pela Itália, entre outros países, no início da década de 1950, Chico Buarque começou a escrever suas marchinhas de Carnaval e, desde então, nunca mais largou o pé, a voz e alma do samba. Ao retornar ao Brasil, no início de 1960, o artista afunila seu caminho com a MPB, vencendo prêmios com clássicos como “Roda Viva” e escrevendo canções para nomes que eclodiram poucos anos depois, como os de Elis Regina e Maria Bethânia.
A turnê “Que tal um Samba”, na Capital, tem ingressos cujas vendas começam no próximo dia 24, com valores entre R$ 140 (meia na plateia) a R$ 350 (mesa, por pessoa). As compras poderão ser realizadas, a partir da data, no site Bilheteria Virtual.