A fase agressiva entre candidatos e apoiadores é a demonstração clara do maior envolvimento dos comitês eleitorais e dos eleitores na campanha. Ela entra na fase decisiva a menos de três semanas da eleição, que ocorre em 2 de outubro. Há mais de seis meses, as pesquisas eleitorais mostram que a candidatura do ex-presidente Lula estacionou em torno dos 40% e Bolsonaro cresce de forma lenta.
Os levantamentos, também, mostram Ciro Gomes congelado em 9% e aponta crescimento de Simone Tebet, com 5%. Se são verdadeiras ou não, as pesquisas demonstram que teremos segundo turno.
No Ceará, serão divulgadas cinco pesquisas, ao longo da semana. O Capitão Wagner, na dianteira, parece ter lugar no segundo turno. A outra vaga está sendo disputada entre Roberto Cláudio (PDT) e Elmano de Freitas (PT). Vamos aguardar o que as pesquisas informam, para saber melhor como o eleitor está se movimentando, o que está pensando.
Elmano tem o apoio diário de Camilo Santana e Lula nas gravações. Roberto Cláudio vai ter Ciro e Tasso no palanque. Wagner conta com apoio de prefeitos das maiores cidades do interior. De Juazeiro, Maracanaú, Eusébio, Aquiraz e São Gonçalo, são alguns dos prefeitos apoiadores. O Capitão tem, ainda, o recall da eleição municipal que disputou em Fortaleza.
Até agora, é imprevisível o resultado do primeiro turno no Ceará. Segundo as pesquisas, mais de 40% do eleitorado não definiu o voto. Emoções vão marcar o primeiro turno.
STF pode mudar de estilo com Rosa Weber
O mundo jurídico acredita que a gestão da ministra Rosa Weber como presidente do STF vai trazer uma temporada de tranquilidade e certa discrição no comportamento da alta corte do País. A nova presidente só fala nos autos dos processos, não se manifesta publicamente sobre julgamentos.
Jogo eleitoral de Bolsonaro
O presidente Jair Bolsonaro vai ao enterro da rainha Elizabeth II. A morte e os funerais estão em primeiro lugar nas redes sociais. Bolsonaro vai se destacar. Ele, presidente, também fará o discurso de abertura das Nações Unidas. Vai faturar.
Valdomiro Távora e as lições aos gestores
O presidente do Tribunal de Contas do Ceará (TCE), Valdomiro Távora, declarou que o trabalho da corte tem sido treinar e preparar servidores públicos para melhorar as gestões municipais e estadual. “Acreditamos que quanto mais a administração pública estiver preparada, desenvolvendo a governança, mais bem aplicados serão os recursos públicos”, declarou Valdomiro, que está à frente do TCE pela segunda vez.
Cada um por si
Os deputados federais e estaduais candidatos à reeleição se queixam da falta de ética dos candidatos endinheirados, que pretendem ocupar vagas, principalmente na Câmara Federal. A campanha de todos é milionária.