Voltar ao topo

13 de abril de 2024

Chapas para o encontro que vai definir o nome do PT em Fortaleza são inscritas; confira os apoios

O presidente do Legislativo Cearense, Evandro Leitão, conta com o apoio de quatro chapas, mais da metade do número de grupos de postulantes a delegados presentes na disputa
Foto: Divulgação

Compartilhar:

A disputa interna no PT de Fortaleza para definir qual será o nome a representar o partido nas Eleições Municipais de 2024 na capital cearense ganhou um novo capítulo, já previsto no calendário petista. O processo de inscrições de chapas de delegados foi finalizado nesta semana. Sete chapas foram inscritas para a eleição interna, que acontece no primeiro domingo de abril (7). Dentre os cinco pré-candidatos, o presidente do Legislativo, Evandro Leitão, possui o apoio de quatro grupos de postulantes, enquanto Luizianne Lins, Larissa Gaspar e Guilherme Sampaio têm o apoio de uma chapa cada. Artur Bruno é o único que não inscreveu nenhuma chapa.

Na ocasião, serão eleitos 200 delegados que vão escolher o candidato a representar a sigla. Os eleitos serão definidos de acordo com o percentual que cada chapa conseguir no pleito interno. Ou seja, se uma chapa alcança 40% dos votos, 40% do total de 200 delegados (no caso, 80) serão daquela representação. Confira as chapas e quem elas vão apoiar:

Evandro Leitão

  • Chapa 110 – Unidade Petista Rumo à Vitória;
  • Chapa 120 – Unidade e Ação Popular;
  • Chapa 150 – Unidade e Esperança MPT/MS/EPS;
  • Chapa 180 – Unidade por Fortaleza;

Luizianne Lins

  • Chapa 100 – Luizianne Prefeita: ⁠200 a 300 componentes;

Larissa Gaspar 

  • Chapa 140 – Por uma Fortaleza do Povo: 140 componentes;

Guilherme Sampaio 

  • Chapa 123 – Nosso Partido, Nossa Fortaleza: 200 componentes;

Artur Bruno

  • Não apresentou chapa.

Após a definição dos delegados, eles irão votar em qual pré-candidato vai representar o PT em uma nova eleição, a ser realizada no dia 21 de abril.

APOIOS AOS PRÉ-CANDIDATOS

A disputa, que já vem se estendendo desde o ano passado, tem como dois principais postulantes Evandro e Luizianne. O embate interno envolve diversas lideranças petistas, desde vereadores, deputados e integrantes das executivas municipal (de Fortaleza) e estadual do PT. As duas maiores lideranças do partido no Ceará atualmente, o governador Elmano de Freitas e o ministro da Educação, Camilo Santana, não divulgaram publicamente o apoio a um pré-candidato. No entanto, nos bastidores, os dois estão mais próximos de Evandro Leitão. O agora presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) já foi o líder do Governo Camilo.

O ministro da Educação, por outro lado, tem uma relação conturbada com a ex-prefeita Luizianne Lins. Nas eleições de 2012, 2016 e 2020 em Fortaleza, apesar do PT lançar candidatura, a então aliança da sigla com o PDT fez com que integrantes da alta cúpula do partido apoiassem Roberto Cláudio duas vezes e José Sarto uma, vitoriosos da disputa pelo Paço Municipal. Luizianne lançou Elmano em 2012, para dar continuidade às suas duas gestões, e se lançou como candidata nos dois pleitos seguintes. Já como governador, em 2016 e 2020, Camilo apoiou os pedetistas. 

Apesar dos dois maiores líderes petistas não divulgarem publicamente o apoio a Evandro, nomes como o deputado federal e líder do Governo Lula na Câmara, José Guimarães, o também deputado federal José Airton, o ex-vice-governador Professor Pinheiro, e integrantes do Governo Elmano, Jonas Dezidoro e Miguel Braz, apoiam o presidente do Legislativo. Ao lado de Luizianne, aparecem petistas como o ex-vereador e superintendente do Ibama no Ceará, Deodato Ramalho, a vereadora Adriana Almeida e, pelo menos, 19 integrantes do Diretório Municipal do PT na Capital.

Guilherme Sampaio conta com apoios como do vereador Dr. Vicente, da ex-secretária da Educação Dra. Ana Maria Fontenele, e do médico psiquiatra Dr. Valton Miranda. Já Larissa Gaspar é apoiada por filiados como Nilze Costa e Silva, Angela Uchoa, Paulo Roberto Ximenes, Marcelo Uchoa, Gustavo Portela e Aline Saraiva.

Felipe Barreto

[ Mais notícias ]