Voltar ao topo

20 de abril de 2025

Cerca de 60 mil pessoas devem passar pelo Cemitério São João Batista neste Dia de Finados

Tradicionalmente, o espaço, que é gerido pela Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza, recebe centenas de pessoas que visitam os túmulos de seus entes queridos
Foto: Priscila Baima

Compartilhar:

O principal cemitério de Fortaleza, o São João Batista, registra movimentação intensa nesta quarta-feira, 2, Dia de Finados. Segundo o coordenador do local, Thiago Frota, a expectativa é receber cerca de 60 mil pessoas durante o feriado. Ao longo do dia, são realizadas cinco celebrações, às 6h, 8h, 10h, 12h e, a última, a partir das 16h. Tradicionalmente, o espaço, que é gerido pela Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza, recebe centenas de pessoas que visitam os túmulos de seus entes queridos.

“A gente já está com a equipe toda desde sábado. Sábado e domingo, por conta da eleição, não tivemos muita gente [fazendo a visitação], mas segunda-feira já houve um aumento. Hoje, a gente esperava umas 60 mil pessoas, porque temos 15 mil jazidos e projetamos umas quatro pessoas por jazido. Mas, provavelmente, foi mais, foi bem movimentado de manhã“, explica Thiago Frota.

A tradição se estende, também, para outros municípios do Ceará. Em Juazeiro do Norte, no Cariri, que está recebendo a Romaria de Finados, maior evento religioso do Estado, também conta com programa diferenciada nos cemitérios públicos. A Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos (Semasp), informou que os locais foram abertos às 5h e seguem disponíveis para visitação até às 19h.

No Cemitério São João Batista, em Juazeiro, houve missa às 8h. Já o Cemitério do Socorro segue o cronograma de celebrações da Capela localizada no local. Silvando Alves, diretor de Serviços Públicos, destacou que os dois ambientes foram limpos, capinados e preparados para que os romeiros e moradores locais possam prestar suas homenagens.

Romaria dos Finados

Maior evento religioso do Ceará, a Romaria dos Finados teve início no sábado, 29, e será finalizado nesta quarta-feira. Para que os milhares de devotos que visitam Juazeiro do Norte possam votar, a programação foi adaptada e a expectativa é que o público seja menor. Antes da pandemia da covid-19, a circulação estimada era de 400 mil pessoas na terra do Padre Cícero. Tradicionalmente, as missas, confissões e demais momentos oracionais, encontro com romeiros e quermesses aconteciam diariamente.

[ Mais notícias ]