Voltar ao topo

11 de novembro de 2024

Cerca de 240 mil candidatos fazem primeiras provas do Enem no Ceará

Em todo o Pais, quase 4 milhões de inscritos participam do exame
Fortaleza, Sobral e Cariri terão metrô de graça nos dois domingos de provas do Enem, anuncia Elmano. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Compartilhar:

A busca de uma vaga na universidade pública, a expectativa de ingressar em um novo curso e a retomada dos estudos estão entre as expectativas dos 3,9 milhões de candidatos que fazem o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 neste domingo (5). A avaliação tem duração de cinco horas e 30 minutos para as provas de linguagens e ciências humanas, além da redação. No Ceará, são mais de 240 mil inscritos. 

Os portões dos locais de provas abriram às 12h, no horário de Brasília, e fecharam às 13h. Após este horário, os candidatos atrasados foram impedidos de realizar a prova.

Neste primeiro dia de provas, os inscritos se deslocaram ao local do exame, identificado no Cartão de Confirmação da Inscrição, disponível na Página do Participante, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), organizador do Enem. Apesar de não ser obrigatório, o Inep aconselha levá-lo, para facilitar a identificação do local e da sala onde o candidato fará as provas. Neste primeiro dia, a prova conta com 45 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; 45 questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias; e a redação. Ao todo, o exame tem 5 horas e 30 minutos de aplicação (das 13h30 às 19h).

Já no segundo dia, no próximo dia 12 de novembro, o exame terá 45 questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias; e 45 questões de Matemática e suas Tecnologias. A prova terá 5 horas de duração, no total (das 13h30 às 18h30).

OPERAÇÃO DE APOIO

A Secretaria da Educação (Seduc) do Ceará montou uma força-tarefa para viabilizar a logística de deslocamento dos alunos da rede pública estadual que estão prestando o Médio (Enem) neste ano. Os candidatos também têm acesso a tendas de apoio, localizadas em pontos estratégicos dos municípios, com a distribuição de kits contendo alimentos, canetas e água, em ambos os domingos de avaliação, na iniciativa conhecida como “Enem Vou Dois Dias”. Ao todo, a rede estadual tem 95.615 alunos da 3ª série do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA – nível 2) inscritos no Exame.

Para facilitar o transporte, a Seduc, forneceu crédito nas carteiras estudantis de 14.923 estudantes de Fortaleza. Os residentes da Capital e região metropolitana que não possuem o documento, receberam o “Passaporte Enem”, um cartão entregue ao candidato, na escola em que estuda, que possibilita a utilização do transporte público para dirigir-se ao local de prova. Ao todo, 10.586 alunos foram beneficiados com este subsídio.

Só em Fortaleza, são cinco bases de apoio, localizadas no Terminal do Siqueira e nas Universidades Federal do Ceará (UFC – Campus do Pici), Estadual do Ceará (Uece – Campus do Itaperi), de Fortaleza (Unifor) e Ateneu (Messejana). No Interior, destaca-se a parceria entre a Seduc e as Secretarias Municipais de Educação para a condução dos inscritos nos dois dias. Além disso, foram contratados ônibus para fazer o trajeto onde fosse necessário. A Seduc investiu, aproximadamente, R$ 1,8 milhão para assegurar a locomoção dos estudantes aos locais de prova.

ENEM 2023

O Enem é considerado a principal porta de entrada para instituições de ensino superior nacionais e em Portugal e ocorre nas 27 unidades da federação, em dois domingos consecutivos (5 e 12 de novembro). O resultado do Enem é usado para ingresso nas universidades públicas, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) ou para bolsas em universidades privadas pelo Programa Universidade Para Todos (Prouni). O exame também é usado para acesso ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), do Ministério da Educação (MEC). Este é o programa do governo que financia mensalidades em instituições privadas.

A maior parte dos candidatos do Enem (mais de 1,8 milhão) já concluiu o ensino médio (48,2%), enquanto 1,4 milhão de inscritos devem concluir o segmento em 2023 (35,6%). Há ainda os alunos que ainda não concluíram o ensino médio e participam como treineiros, com o objetivo de testar conhecimentos.

[ Mais notícias ]