Voltar ao topo

17 de abril de 2025

Elmano assina decreto que regulamenta o Distrito de Inovação e Saúde do Ceará

Conforme o governador Elmano de Freitas (PT), a instalação do centro permitirá maiores investimentos em pesquisa para saúde pública.
Reprodução/ Redes Sociais

Compartilhar:

O Centro Pasteur Fiocruz de Imunologia e Imunoterapia do Ceará foi inaugurado, nesta sexta-feira (17), com parceria inédita do Instituto Pasteur e da Fiocruz, tendo em vista o aumento de pesquisas em imunologia e imunoterapia, além de atrair investimentos para a produção de produtos na área da saúde. A instituição foi construída com o apoio do Governo do Ceará e do Ministério para a Europa e Relações Exteriores da França, por meio da embaixada em Brasília. O governador Elmano de Freitas (PT) esteve presente na inauguração e afirmou que serão realizadas “pesquisas fundamentais para a saúde pública”. 

Na oportunidade, Elmano assinou o decreto estadual que institui e regulamenta o Distrito de Inovação e Saúde do Ceará. “[O Decreto] permite tratamento tributário diferenciado, permite que nós possamos fazer investimentos maiores na infraestrutura daquilo que for necessário para atração das empresas aqui [Distrito de Inovação] se instalarem. Isso gera oportunidade de emprego e renda para o nosso povo, além do desenvolvimento científico, que é fundamental”, destacou o governador, garantindo também que será liberado recurso para a geração de energia solar na Fiocruz Ceará.

Conforme o Decreto assinado nesta sexta, as empresas instaladas no Distrito de Inovação e Saúde receberão do Estado os incentivos e o apoio necessários à instalação do negócio e à sua operação.

Foto: Governo do Ceará/Divulgação

CENTRO

Inaugurado nesta sexta, o Centro é um projeto pioneiro de colaboração entre Instituto Pasteur de Paris e Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O objetivo é tornar as imunoterapias mais acessíveis, reduzindo custos para o Sistema Único de Saúde (SUS) e tornando-as disponíveis para mais pessoas. “Fiocruz e Instituto Pasteur, duas instituições renomadas no mundo na área da pesquisa, estão colocando aqui no nosso Estado, nessa sede da Fiocruz, um centro de quimioterapia que vai fazer pesquisas fundamentais para a saúde pública, para a saúde do mundo e vai permitir que nós possamos aqui ter a atração de investimentos para produção de produtos para a área da saúde“, afirmou o chefe do Executivo.

Conforme o governador, a instalação do Centro permitirá maiores investimentos para infraestrutura, atraindo empresas para atuarem no Estado. O chefe do Executivo destaca, ainda, que o equipamento vai gerar oportunidades de emprego e renda para os fortalezenses, além de proporcionar desenvolvimento científico essencial para a área da saúde. A perspectiva do Governo é estabelecer um órgão de inovação da saúde. O equipamento está localizado nos campus da Fiocruz Ceará, no Eusébio. O prédio de 2,3 mil m² também vai se beneficiar da estrutura da unidade regional da Fiocruz, criada em 2008, abrigando a âncora tecnológica do Pólo Industrial e Tecnológico de Saúde do Ceará (PITS). 

[ Mais notícias ]