A rede de iluminação do Centro Histórico de Sobral, na região Norte, receberá serviços de internalização e requalificação. O início das obras foi assinado na última quinta-feira, 7, por autoridades do município. O investimento é de cerca de R$ 2,5 milhões, fruto de um convênio entre a Prefeitura de Sobral e o Governo do Estado. O valor será usado para implantação de postes e luminárias ornamentais em LED, que remetem ao período colonial, e retirada da fiação aérea de energia e de dados.
Participaram da assinatura o prefeito Ivo Gomes, além dos secretários da Conservação e Serviços Públicos, Carlos do Calisto, e da Infraestrutura, David Bastos. Também presente, o chefe do gabinete da Prefeitura, David Duarte, destacou a importância da obra. “Inclusive do ponto de vista estético e de segurança para a população, retirando todo o cabeamento aéreo e colocando-o de modo subterrâneo.”
Fios
A retirada da rede aérea e sua internalização, que é a passagem dos cabos de forma subterrânea, visa proporcionar uma redução da poluição visual provocada pela grande quantidade de condutores de energia, que prejudica o a valorização dos prédios de arquitetura histórica. Em paralelo a isso, todos os postes de concreto serão removidos e serão implantados postes metálicos com luminárias ornamentais de LED, valorizando e destacando ainda mais a área do sítio histórico, com cores quentes, vivas e a eficiência.