De quinta-feira (22) a domingo (25), o Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo realiza o Curso ZAP! – Zona Autônoma da Palavra: Poesia falada, slam e os seus caminhos, uma imersão no universo da poesia falada contemporânea, com foco nas Poetry Slams, batalhas de poesia que têm conquistado cada vez mais espaço no Brasil.
O curso será conduzido por Roberta Estrela D’Alva, uma das principais referências nacionais em slam. Nascida em Diadema, São Paulo, ela é atriz, pesquisadora e produtora cultural. Em 2011, conquistou o terceiro lugar na Copa do Mundo de Slam, em Paris, e foi uma das responsáveis por trazer essa modalidade ao Brasil, em 2008. A trajetória inclui a fundação do Núcleo Bartolomeu de Depoimentos, a primeira companhia de teatro hip-hop do País, a publicação do livro Teatro Hip-Hop, a Performance Poética do Ator-MC (Editora Perspectiva, 2014) e a direção, junto a Tatiana Lohmann, do documentário Slam: Voz de Levante (2018).
TEORIA E PRÁTICA
Durante os quatro dias de curso, os participantes terão a oportunidade de explorar diversos aspectos do slam, desde a História e narrativas até a teatralidade envolvida na performance. As aulas combinam teoria e prática, utilizando materiais audiovisuais, rodas de conversa e exercícios que estimulam a percepção da relação entre o texto escrito, a fala e a postura cênica.
Voltado para slammers iniciantes ou experientes, assim como para todos que se interessam pela linguagem artística, o curso ZAP! oferece 30 vagas e será acessível em Libras. A iniciativa integra a Escola da Palavra, um programa da Gerência de Formação, Livro e Leitura do Centro Cultural do Cariri, que busca a promoção de experiências estéticas no universo da palavra escrita e falada por meio de oficinas, vivências e cursos variados.
As inscrições para o curso “ZAP!” já estão abertas e devem ser realizadas via formulário eletrônico até o dia 19 de agosto.
CENTRO CULTURAL DO CARIRI
Inaugurado no dia 1º de abril de 2022, o Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo é um espaço para a discussão e promoção da Arte, Ciência e Tecnologia, aliadas à tradição cultural e à contemporaneidade, estando aberto aos processos de experimentação e intercâmbio. O equipamento é vinculado à Secretaria da Cultura (Secult) e gerido em parceria com o Instituto Mirante de Cultura e Arte.
Instalado na cidade de Crato, é conceituado como um centro cultural parque e a infraestrutura atende, especialmente, à região do Cariri cearense, composta por 29 municípios. Com mais de 50 mil metros quadrados de área, conta com espaços expositivos, residências artísticas, rádio escola, salas de formação, palco para espetáculos e projeções de cinema e ateliê de artes e ofícios.
A área externa concentra os espaços esportivos e de lazer, na perspectiva de esporte de participação e educacional, com areninha, pistas de skate e quadras de areia, além da expressiva área verde e do equipamento voltado especificamente para o público infantil, a brinquedopraça. Em processo de estruturação, estão o teatro-escola, as salas de aula e ensaio, a biblioteca, o café, o restaurante-escola e o planetário. Toda programação é gratuita.