Voltar ao topo

7 de dezembro de 2024

Fortaleza avança 8,8 pontos pencentuais na cobertura de alunos no tempo integral

A cidade cearense é a capital brasileira com maior cobertura de matrículas na modalidade, com 57,9% de estudantes beneficiados com a jornada ampliada
Foto: Prefeitura de Fortaleza/Divulgação

Compartilhar:

De acordo com dados do Censo Escolar 2022 divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) nesta quarta-feira, 8, Fortaleza avançou 8,8 pontos percentuais na cobertura geral, quando incluídas as matrículas em todas as etapas de ensino, de alunos matriculados no tempo integral em 2022. Conforme o levantamento, a cidade cearense é a capital brasileira com maior cobertura de matrículas na modalidade, com 57,9% de estudantes beneficiados com a jornada ampliada.

No Censo Escolar de 2021, Fortaleza tinha 49,1% dos 129.356 alunos matriculados em tempo integral. O balanço atualizado mostra 134.572 alunos atendidos atualmente, superando Curitiba, em 2º lugar com cobertura de 46%, e Rio de Janeiro, que registrou 35,5% de matrículas em tempo integral.

O Censo Escolar é considerado o principal instrumento de coleta de informações da Educação Básica brasileira. É coordenado pelo Inep, órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC), e realizado em regime de colaboração entre as secretarias estaduais e municipais de Educação e com a participação de todas as escolas públicas e privadas do Brasil. O balanço abrange as diferentes etapas e modalidades da Educação Básica e Profissional, como:

  • Ensino regular (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio);
  • Educação Especial – modalidade substitutiva; Educação de Jovens e Adultos (EJA);
  • Educação profissional (cursos técnicos e cursos de formação inicial continuada ou qualificação profissional).

Destaques de Fortaleza no Censo Escolar 2022

  • 1ª capital em cobertura no atendimento em Ensino Fundamental
  • 4ª maior rede do Brasil em número de matrículas e 1ª do Nordeste
  • 1ª capital do Brasil em cobertura no atendimento em Tempo Integral
  • 2º lugar no País em números absolutos no segmento de jornada ampliada
  • 3ª capital do Brasil e 1ª do Norte e Nordeste em matrículas na Educação Inclusiva
  • 1ª capital do Nordeste em matrículas na Educação Infantil

Ensino Fundamental

A capital cearense também se destaca quando considerado apenas o Ensino Fundamental, onde Fortaleza aparece como a capital brasileira com maior cobertura de matrículas em tempo integral do País, com 64,4% (113.491) dos alunos matriculados. Com a porcentagem registrada, Fortaleza superou Palmas, que atingiu cobertura de 40,1%, e Rio de Janeiro, com 34,4%.

Leia também | Ceará tem maior proporção do País de alunos no Fundamental matriculados em tempo integral

Considerando o Censo de 2022, a Rede Municipal de Ensino de Fortaleza totalizou 239.158 alunos matriculados. Com esses resultados, a Capital é a quarta maior Rede de Ensino do País, atrás de São Paulo (719.191 matrículas), Rio de Janeiro (624.553) e Manaus (241.405), além de ocupar o posto de primeira capital do Nordeste. O número de matrículas da Rede Municipal representa 24,4% do total registrado pelas capitais do Nordeste.

Educação Infantil

Na Educação Infantil, Fortaleza aparece como a capital brasileira com maior crescimento percentual no atendimento às crianças, levando em consideração as quatro maiores Redes de Ensino. Enquanto a capital cearense cresceu 2,7%, São Paulo, Rio Janeiro e Manaus decresceram. Quando consideradas as etapas creche e pré-escola, o Município registrou 56.265 matrículas na Educação Infantil – 1.482 a mais que no ano de 2021.

No segmento creche, em números absolutos, Fortaleza ocupa o segundo lugar, com 8,3% de crescimento, com 24.793 matrículas – 1.900 a mais que no Censo anterior.

[ Mais notícias ]