Priscila Baima
priscila.baima@opiniaoce.com.br
Com mais de uma década sem dados oficiais sobre o Brasil e sobre os brasileiros, o Censo 2022, do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), foi lançado nesta segunda-feira, 25, por meio de transmissão oficial no canal do YouTube.
A edição deste ano inicia a partir da próxima segunda-feira, 1º, e terá uma central telefônica exclusiva para esclarecer as dúvidas da população durante a coleta domiciliar de uma das maiores pesquisas do país.
O Centro de Apoio ao Censo (CAC) terá 180 agentes censitários para auxiliar a sociedade a preencher o questionário via internet ou telefone. Antes prevista para 1º de junho deste ano, a data da coleta precisou ser ajustada em decorrência da troca, em novembro de 2021, da banca responsável pela organização do Processo Seletivo Simplificado (PSS) para contratação de 183.021 recenseadores e 23.870 agentes censitários.
ORÇAMENTO DE R$ 2,3 BILHÕES
Em janeiro deste ano, o presidente Jair Bolsonaro (PL) aprovou e sancionou o orçamento avaliado pelo IBGE em R$ 2,3 bilhões. Realizado a cada virada de década, o Censo está dois anos atrasado. Em 2020, o motivo da suspensão foi a pandemia. Em 2021, não aconteceu por não ter orçamento por parte do Governo Federal.
Para a coordenadora do Centro de Entrevista Telefônica Assistida por Computador do IBGE, Andrea Salvador, em vídeo transmitido pelo YouTube do Instituto, o CAC será de extrema importância em situações em que o cidadão optar por responder ao Censo de forma remota.
“Nossos agentes foram treinados e conhecem os conceitos melhor do que os moradores, podendo facilitar o preenchimento do questionário.”
Assim como no Censo de 2010, também no Censo 2022 os moradores poderão escolher a opção de preenchimento do questionário via internet. Após uma visita inicial obrigatória, na qual o recenseador também registrará as coordenadas de cada endereço, o morador poderá fazer a escolha pelo autopreenchimento via internet.
A partir daí, será gerado um e-ticket, com prazo de validade de sete dias, para que a pessoa responda ao questionário on-line. Para evitar que o morador se esqueça de responder e o e-ticket perca a validade, inicia-se o procedimento padrão, como explica Andrea.
“No segundo dia, vai haver um disparo por SMS e e-mail para a pessoa. No quarto dia, nós vamos ligar e verificar por que a pessoa não começou a preencher ou, caso ela tenha começado, por que ela não continuou, se houve alguma dúvida ou se ela perdeu o e-ticket.”
Se o informante mantiver sua escolha pelo preenchimento via internet, o CAC tentará o contato uma última vez no sexto dia. Se o prazo de sete dias expirar e o questionário permanecer sem resposta, o domicílio retorna aos aparelhos dos recenseadores para que possa ser realizada uma entrevista presencial.
Outra novidade do Censo 2022 será a possibilidade de preenchimento por telefone, processo pelo qual o CAC também é responsável. Após a visita para o cadastramento do endereço e de pelo menos um contato com o morador, ele poderá escolher responder por telefone, momento no qual precisará conceder autorização ao agente para que este preencha o questionário junto ao entrevistado.
“Nós vamos mandar uma mensagem que chegará por SMS ou e-mail e o informante passará uma contrassenha que ele recebeu, que será a autorização para nossos agentes preencherem o questionário”, esclarece a coordenadora.