Menu

Célio assume pasta da Proteção Animal: ‘tirar do papel o planejamento que sempre sonhou’

Nesta terça-feira, 22, o deputado federal Célio Studart (PSD) assumiu a titularidade da nova Secretaria da Proteção Animal. No Palácio da Abolição, a solenidade de posse ocorreu mês após a criação da pasta pelo governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT). Com o empossamento, fica selada a entrada do PSD no Governo do Estado. Em fala durante o evento, o deputado celebrou a chegada do momento onde poderá “tirar do papel todo o planejamento que sempre desejou e sonhou para a causa animal no Ceará“.

“É com esse holofote que o Brasil recebe a primeira Secretaria, de fato, da causa animal na história. Será um farol de esperança para todo o Brasil, um farol de esperança para o futuro do direito dos animais, com a experiência que a nossa equipe traz e, principalmente, com o apoio do nosso partido PSD”, comemorou.

A PASTA

Com orçamento de cerca de R$ 46 milhões, a Secretaria de Proteção Animal terá 59 cargos comissionados, além do quadro de servidores. Sendo a 33ª Secretaria criada pelo Governo Elmano, a pasta também contará com um orçamento anual de quase R$ 3,6 milhões apenas de gastos com pessoal.

Entre as atribuições da Secretaria, estão a promoção e o fortalecimento da assistência médica veterinária em todo o Estado, mediante a construção, operação e gestão de estruturas, equipamentos e pessoal capacitados; e execução de políticas de controle populacional de animais na Capital e Interior, por meio de castração disponibilizadas por unidades móveis e fixas como hospitais, clínicas e congêneres.

O entendimento para a Secretaria de Proteção Animal foi feito entre o secretário de Articulação Política (Seap) do Ceará, Waldemir Catanho, e o presidente do PSD estadual, Domingos Filho.

PRIORIDADES

Conforme adiantado pelo OPINIÃO CE, duas principais pautas serão prioridades durante a gestão do deputado como titular da nova pasta estadual: a ampliação do Hospital Veterinário da Universidade Estadual do Ceará (Uece) e a criação de chamamentos públicos para constituir um modelo de convênio com clínicas.

“São duas políticas públicas inaugurais de muitas que ainda virão e serão lançadas nesse primeiro dia, na posse, e também nos próximos meses que virão, quando a Secretaria estiver estruturada, com dotação orçamentária própria e tudo que for preciso para o seu bom funcionamento”, garantiu Célio.

A oferta de políticas gratuitas aos protetores de animais, bem como a proteção aos animais em situação de rua também serão prioridades da Secretaria. 

CÉLIO STUDART

Célio tem como sua principal pauta a defesa animal. Ex-vereador (2017-2018), foi o segundo deputado federal mais votado em 2018. Em 2020, concorreu à Prefeitura de Fortaleza, mas não ganhou. Atualmente exerce o seu segundo mandato na Câmara dos Deputados. Do PSD, o parlamentar assumirá a pasta no momento em que seu partido e o Governo do Estado se alinham para a integração da legenda na base governista.