O PSD Fortaleza vai realizar sua convenção partidária neste sábado (27), às 9h, na Unifametro do bairro Jacarecanga. Na ocasião, o partido vai lançar chapa completa de 44 vereadores – número máximo permitido para a Capital – para o Legislativo. O deputado federal Célio Studart (PSD), que disputou o pleito em 2020, pleiteava uma candidatura ao cargo máximo do Executivo. Entretanto, segundo confirmou nesta quinta-feira (25) o presidente do Diretório Municipal, deputado federal Luiz Gastão, ao OPINIÃO CE, o partido não vai lançar um nome para a Prefeitura. A sigla tenta indicar a vice para compor chapa com o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Evandro Leitão (PT), pré-candidato a prefeito. A deputada estadual Gabriella Aguiar é a mais cotada.
“[Na convenção,] já vamos sinalizar que vamos marchar com o pré-candidato do PT, o Evandro. Sendo homologado, nós vamos acompanhá-lo”, afirmou Gastão.
Ainda conforme o dirigente do Diretório, houve conversa com o seu colega parlamentar, Célio, em um encontro que, de acordo com ele, teve um saldo positivo. Além dos dois, participou da reunião o presidente estadual do PSD e maior liderança do partido no Ceará, o ex-vice-governador Domingos Filho. “O que nós temos que fazer é compreender o atual momento em que estamos vivendo e a estrutura que nós temos”, destacou, ao analisar o motivo de não lançar um nome para a Prefeitura. O OPINIÃO CE tentou contato com o deputado federal Célio Studart e aguarda retorno. Este conteúdo será atualizado em caso de resposta.
Questionado se o motivo de não lançar uma candidatura para a majoritária seria devido à intenção de indicar a vice de Evandro, o presidente negou. “Não obrigatoriamente”. Dentro do partido, se discutiam os nomes da deputada estadual Gabriella Aguiar e da chefe de gabinete da Presidência do Sistema Fecomércio Ceará, Cláudia Brilhante. Como informou Gastão, o nome definido foi o de Gabriella. A decisão, conforme ele, veio após conversa com as duas. “Nosso partido tem uma visão muito tranquila. Hoje, compreendemos que o melhor nome para representar a chapa do PSD seria a Gabriella Aguiar”. A parlamentar é filha de Domingos Filho.
Segundo Gastão, porém, ainda não há nada batido em relação à vice de Evandro. As tratativas para a definição só devem ser finalizadas até a convenção petista, no dia 3 de agosto. “[Decisão] só na convenção do PT. E não [cabe] só ao PT, mas a todos os partidos coligados, ao homologar o candidato a prefeito, homologa a chapa”, explicou, ressaltando que “o principal”, neste momento, é se unir ao projeto do arco de alianças para Fortaleza, visando “libertar” a cidade de um “sistema que não cuida das pessoas e que abandona muitas áreas da cidade”, o que “deixa muito a desejar”. Além do PSD, nos bastidores, o PSB é outra sigla que aparece com força na tentativa de compor chapa com o PT na Capital.
Outro nome forte colocado como possibilidade de vice é o de Luisa Cela, ex-secretária da Cultura de Elmano. Seu nome é uma indicação do PSB, de Cid Gomes.
Leia mais | Evandro nega que vice necessariamente fique entre PSB e PSD: “fica entre o arco de alianças”
Leia mais | Partido que “dialogue com a cidade” será escolhido para vice de Evandro, diz Guimarães
CONVENÇÃO
Ainda na entrevista, o presidente destacou a convenção de sábado, onde serão lançados 44 nomes para a disputa proporcional. “A expectativa é boa, de fazer justamente a consolidação de um trabalho e o início de uma caminhada que vamos fazer para formar a bancada de vereadores, além de começar os preparativos para a campanha propriamente dita”. Atualmente, o partido conta com sete parlamentares na Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor). A meta, conforme ele, é eleger entre oito e 10 nomes.
No mesmo dia, além da convenção, será realizado um encontro regional com todos os pré-candidatos a prefeito e vereadores dos demais municípios cearenses. Na ocasião, estarão presentes Domingos Filho e o presidente nacional do partido, Gilberto Kassab.