Voltar ao topo

16 de janeiro de 2025

Fortaleza 2024: Célio defende que PSD lance candidatura própria e se coloca à disposição

O deputado federal se desincompatibilizou do cargo de secretário estadual de Proteção Animal dentro da data permitida pela Justiça Eleitoral para disputar o cargo máximo do Executivo, mas o seu partido ainda não definiu sua estratégia para as Eleições Municipais de 2024 em Fortaleza
Deputado federal Célio Studart, em sessão na Câmara dos Deputados. Foto: Divulgação/Câmara dos Deputados

Compartilhar:

O deputado federal Célio Studart (PSD) ainda não está definido como pré-candidato para a Prefeitura de Fortaleza. Mesmo com o parlamentar aparecendo nas pesquisas de intenção de voto, o PSD ainda não definiu como atuará no pleito. Dentro da legenda, há a possibilidade de integrar a chapa de Evandro Leitão (PT) na condição de vice. Pleiteando por candidatura própria da sigla, no entanto, Célio se colocou à disposição do partido. Em nota ao OPINIÃO CE, ele afirma que é “um capital que deve ser utilizado no primeiro turno”.

“Isso [candidatura própria] valoriza o partido e a chapa de vereadores. Há a possibilidade também, enquanto candidato, de expor novos temas para sociedade e participar de debates”, defende. Célio destaca ainda estar em um partido grande.

Entretanto, mesmo com o desejo, o diretório municipal do PSD, sob a presidência do também deputado federal e presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará (Fecomércio), Luiz Gastão, ainda há de bater o martelo sobre o posicionamento da sigla. Conforme a nota, tal decisão deve vir próximo à convenção partidária, ainda sem data definida. A Justiça Eleitoral, para este ano, limita as convenções ao período entre os dias 20 de julho e 5 de agosto.

O PSD faz parte de um arco de alianças do Governo do Estado que reúne mais de 10 partidos. Postulante apoiado pelo Executivo Estadual para as eleições, Evandro ainda está com o posto de vice em aberto. Para o cargo, legendas como o próprio PSD, o PSB e o MDB tentam ganhar forças para indicarem um nome, provavelmente o de uma mulher. Na sigla social democrática, a diretora institucional da Fecomércio, Cláudia Brilhante, e a deputada estadual Gabriella Aguiar têm aparecido com destaque.

Ainda na nota, no entanto, Célio lembra ter realizado reunião com o secretário de Governo e Relações Institucionais do Estado de São Paulo e presidente nacional do partido, Gilberto Kassab. Na ocasião, a conversa teve como tema pesquisas internas que já tinham sido divulgadas até o momento. “Célio estava pleiteando isso, e continua até a convenção partidária, com a defesa que o partido lance uma candidatura própria”.

Leia mais | Célio Studart se reúne com Kassab e discute candidatura do PSD própria em Fortaleza

CANDIDATURAS PASSADAS DE CÉLIO

Caso seja anunciado como pré-candidato e posteriormente como candidato – quando a justiça permitir, a partir do dia 16 de agosto – Célio irá para a sua segunda disputa pelo Palácio do Bispo. Na primeira vez, em 2020, o deputado participou do pleito ainda filiado pelo PV, e terminou com 45.369 votos válidos (3,54%), na quinta posição dentre 20 nomes.

Na última sexta-feira (28), pesquisa divulgada pelo Datafolha mostra o parlamentar na quinta-posição em intenções de voto, com 8% dos participantes do levantamento demonstrando querer votar nele. De todos os nomes considerados na pesquisa, o peessedista é o único que não lançou pré-candidatura.

[ Mais notícias ]