Voltar ao topo

7 de dezembro de 2023

Rádio opinião

Cearense André Figueiredo assume liderança do PDT na Câmara Federal pela 6ª vez

Deputado André Figueiredo, presidente do PDT-CE, baterá o martelo.

Compartilhar:

O deputado cearense André Figueiredo foi o escolhido, nesta quarta-feira (9), para assumir a liderança do PDT na Câmara Federal. Esta é a sexta vez que o parlamentar assume a posição. Figueiredo é o presidente estadual do PDT no Ceará e tem conduzido o processo de escolha do pré-candidato do partido ao Governo do Estado. Pelas redes sociais, o deputado disse que assume o compromisso com grande “honra e responsabilidade”. Figueiredo também já comandou a bancada do partido outras cinco vezes, entre os anos de 2012 e 2019.

“Mais um desafio nesta minha carreira política que, junto aos companheiros da bancada, enfrentarei com total zelo e gratidão. Será mais um ano intenso em que nós enquanto bancada lutaremos com todas as forças em defesa dos direitos do povo com uma oposição responsável ao atual governo federal que vem promovendo sérios riscos ao Brasil em todos os setores”, disse.

O pedetista também agradeceu ao presidente nacional do partido, Carlos Lupi, e reiterou a importância da função no último ano de mandato do presidente Jair Bolsonaro. “Seguiremos honrando as bandeiras pedetistas com a finalidade de fortalecermos a caminhada pelo Projeto Nacional de Desenvolvimento que tanto queremos e necessitamos. Obrigado a todos e todas da bancada em nome do meu amigo e presidente nacional do PDT Carlos Lupi e do deputado federal Wolney Queiroz que exerceu com maestria os últimos dois anos de liderança!”.

Perfil

O deputado nasceu em Fortaleza e é formado em Economia (1987) e em Direito (1995). Figueiredo se filiou ao PDT em 1984 e fundou a Juventude Socialista do Ceará, da qual foi o primeiro presidente. Depois, se tornou membro do Diretório Nacional do partido e da Executiva Regional, foi presidente do Instituto Alberto Pasqualini Ceará e vice-presidente nacional da Fundação Leonel Brizola/Alberto Pasqualini. Atualmente, além de presidir o PDT no Ceará, exerce a 1ª vice-presidência nacional do partido.

O parlamentar também foi ministro das Comunicações no governo Dilma Rousseff, em 2015. No Congresso Nacional se destaca pela defesa das pautas trabalhista e educacional. Votou contra pautas como a PEC do Teto dos Gastos Públicos, das reformas Trabalhista e Previdenciária. Figueiredo é o relator na Comissão Especial da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 383/17, que garante recursos mínimos para o financiamento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). A proposta está pronta para ser apreciada no Plenário da Câmara.

[ Mais notícias ]