Com promessa de casa cheia – mais de 50 mil torcedores -, o Ceará recebe o São Paulo nesta quarta-feira, 10, na Arena Castelão, às 19h15, pelo jogo de volta das quartas de finais da Copa Sul-Americana. O time alvinegro perdeu a primeira partida por 1 a 0, e agora precisa reverter esse resultado para alcançar uma classificação histórica para as semifinais da competição internacional. Quem não conseguir ir ao estádio poderá assistir pela transmissão da Conmebol TV.
O time alvinegro vem em um momento turbulento na temporada. São quatro jogos sem vencer, três pelo Brasileirão e um pela Sul-Americana. Uma vitória nesta noite pode melhorar os ânimos em Porangabussu. Em caso de vitória alvinegra por um gol de diferença, a partida irá para os pênaltis, onde o Vovô não tem bom retrospecto recente.
O time já foi eliminado duas vezes nas penalidades nesta temporada: pelo Iguatu no Campeonato Cearense e pelo CRB na Copa do Nordeste. Em caso de vitória por dois ou mais gols de diferença, a equipe se classifica direto para as semifinais, se tornando o primeiro clube nordestino a conquistar tal feito. O São Paulo necessita apenas de um empate para avançar de fase.
O Alvinegro encontrará um problema para a partida de logo mais: os desfalques. O lateral direito Nino Paraíba, titular do time, está suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Michel Macedo deve substituí-lo na posição. Rodrigo Lindoso, Bruno Pacheco e Diego Rigonato seguem no departamento médico
O atacante Jhon Vásquez sofreu um entorse no tornozelo na última partida do time, mas já não poderia atuar por ter sido inscrito por outro clube em fases anteriores. Outro que deve ficar de fora é o atacante Cléber, que saiu de campo sentindo dores na coxa poucos minutos após entrar na partida contra o Botafogo.
Adversário
O São Paulo também vive momento instável no Brasileirão: são seis partidas sem vencer no torneio, e o time ainda vem de duas derrotas seguidas. O Tricolor do Morumbi está na 11ª posição, com 26 pontos, tendo vencido apenas cinco jogos na competição. Entretanto, nas copas, o retrospecto é diferente. O time de Rogério Ceni está invicto na Sul-Americana, e depende apenas de um empate contra o Ceará para chegar nas semifinais.
Na Copa do Brasil, o tricolor eliminou o rival Palmeiras nas oitavas de final e venceu o jogo de ida das quartas diante do América Mineiro. Para este jogo de volta, o treinador Rogério Ceni poderá contar com atletas que não estavam disponíveis no jogo de ida, como Patrick, Reinaldo e Alisson. O goleiro Jandrei, o zagueiro Arboleda, os meias Luan e André Anderson e o atacante Caio seguem no departamento médico.
Histórico
Ceará e São Paulo já se enfrentaram em outra ocasião pelo mata-mata da Sul-Americana. O confronto ocorreu em 2011, pela segunda fase do torneio, quando não havia fase de grupos. No jogo de ida, disputado no estádio Presidente Vargas, o Alvinegro venceu de 2 a 1 de virada em partida emocionante. O time paulista abriu o placar com o pentacampeão do mundo Rivaldo, mas o volante Rudnei empatou.
No apagar das luzes, aos 48 minutos do segundo tempo, o atacante Marcelo Nicácio colocou para as redes e deu a vantagem inicial para o Vovô. Porém, no jogo de volta, o Tricolor Paulista não tomou conhecimento do Alvinegro de Porangabussu e venceu por 3 a 0.