O Ceará volta a ter, no início desta semana, condições de chuva em todas as macrorregiões, conforme previsão da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Até quarta-feira, 15, todas as macrorregiões do Estado deverão receber registros de precipitações, porém, a tendência é que os maiores acumulados aconteçam no centro-norte do Ceará (litoral, Ibiapaba e áreas próximas).
Em alguns municípios, por conta das chuvas, que causam sensações térmicas mais amenas, as temperaturas podem cair consideravelmente, trazendo uma sensação térmica mais amena.
Para esta segunda-feira, 13, a previsão é de céu variando de parcialmente nublado a poucas nuvens com chuva em todas as macrorregiões, situação que deve se repetir na terça, 14. Para quarta, a previsão da Funceme é de céu variando de parcialmente nublado a poucas nuvens com alta possibilidade de chuva isolada em todas as macrorregiões.
As chuvas devem se concentrar durante a madrugada e manhã em áreas do litoral, porém, não são descartadas precipitações à noite; e sul do Ceará. Nos períodos da tarde e da noite, as chuvas devem ocorrer sobre o interior (Ibiapaba, Litoral Norte, Sertão Central e Inhamuns, Jaguaribana e Cariri).
As precipitações esperadas, segundo a Funceme, têm relação com a atuação de áreas de instabilidade atmosférica que estão associadas à proximidade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e a efeitos locais, como brisa, relevo, temperatura e umidade.
Confira a previsão para os próximos dias (Funceme)
- Segunda (13): Céu variando de parcialmente nublado a poucas nuvens com chuva em todas as macrorregiões.
- Terça (14): Céu variando de parcialmente nublado a poucas nuvens com chuva em todas as macrorregiões.
- Quarta (15): Céu variando de parcialmente nublado a poucas nuvens com alta possibilidade de chuva isolada em todas as macrorregiões.
Chuva e frio
Entre 7h de domingo, 12, e 7h desta segunda, 13, choveu em pelo menos 24 cidades, sendo os maiores acumulados em Aracaú (49 mm), Groaíras (14,1 mm) e Fortaleza (12 mm). As chuvas causam, também, sensações térmicas mais amenas. Conforme a Funceme, municípios com altitudes mais elevadas tendem a ficar com o tempo mais frio nesta época do ano.
Nesta segunda, a cidade de Aiuaba marcou 18,9º. Poranga (19,8º) e São Benedito (19,9º) também tiveram temperaturas abaixo do normal observado.
Na semana passada, a cidade de Aiuaba, que fica na macrorregião do Sertão Central e Inhamuns, registrou 14,6 ºC, menor temperatura deste ano. O pico de frio se deu pela presença de uma massa de ar seco, menos aquecida, em ambiente de ventos mais fracos, contribuindo para a queda das temperaturas noturnas. A massa de ar está associada ainda à presença de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), observado nas proximidades da área afetada pelas temperaturas baixas.