Jogando fora de casa, a mais de 3.500 metros de altitude, com 11 desfalques, o Ceará entrou em campo para enfrentar o The Strongest, na noite de hoje, 29, em um cenário bastante desfavorável. Porém, o Vovô ultrapassou tudo isso e venceu a partida, de virada, com gols de Erick e Zé Roberto, já nos acréscimos da etapa final.
Como já era de se esperar, por todo o contexto envolvido, o The Strongest começou pressionando a equipe do Ceará. Já no início do jogo, Ursino arriscou de fora da área e obrigou Vinícius Machado a espalmar para escanteio. Na cobrança, a bola passou pelos zagueiros do Ceará e ficou viva na área, sobrando para Ursino finalizar sem chances para o goleiro alvinegro. 1 a 0 para os donos da casa.
Após sair atrás do placar, o Vovô precisou reagir, e chegou com Erick, o atacante cruzou a bola na área e viu Victor Luís se esticar todo para finalizar, mas o lateral pegou mal na bola, que foi fraca para fora, apenas tiro de meta para o time boliviano.
O The Strongest continuou em cima, buscando ampliar o placar, e ameaçou a meta alvinegra mais uma vez. O meia Vaca partiu com velocidade pela ponta direita e cruzou rasteiro para a área, achando Saucedo, que finalizou com força, mas por cima do gol.
O Ceará respondeu mais uma vez, agora com Vina, em cobrança de falta. O meia cobrou com força e fez com que o goleiro Viscarra espalmasse para escanteio. Na cobrança, a zaga boliviana fez o corte. Um minuto depois, o Vovô chegou a empatar o jogo. Messias, em posição irregular, desviou de cabeça achando Lima, na área, que finalizou para o fundo das redes. Porém, o gol foi anulado. Seguiu 1 a 0 para o The Strongest.
No fim do 1º tempo, os mandantes ensaiaram uma pressão para chegar ao segundo gol. Primeiro, Saucedo finalizou bem de fora da área, obrigando Vinícius Machado a fazer uma excelente defesa. Na sequência, Vaca fez grande jogada e finalizou cruzado, para mais uma grande defesa de Vinícius.
Buscando a sua primeira vitória no comando da equipe alvinegra, o treinador Marquinhos Santos voltou para a etapa final já com duas mudanças. Nino Paraíba entrou no lugar de Michel Macedo, enquanto Vina deu lugar a Iury Castilho. O The Strongest permaneceu com a equipe que iniciou o jogo.
As mudanças surtiram efeito logo de cara, e o primeiro ataque do 2º tempo foi do Ceará, com Nino Paraíba chegando ao ataque e após bate-rebate, a bola sobrou para Iury Castilho, o atacante, que havia acabado de entrar em campo, finalizou para boa defesa de Viscarra.
A partida começou a ficar truncada, com muitas faltas e cartões amarelos para as duas equipes, e poucas chances de gol. Tanto que os dois treinadores resolveram mexer, o time boliviano trocou Cascini por Arrascaita, enquanto pelo lado alvinegro, o atacante Zé Roberto entrou no lugar do volante Fernando Sobral.
Aos 30 minutos da segunda etapa, Geovane enfiou a bola em profundidade, Ursino tentou afastar e desviou a bola, de cabeça, com isso a bola perdeu velocidade e deu tempo de Erick antes do goleiro, ficando cara a cara com Viscarra, e finalizando sem chances para o goleiro adversário, empatando o jogo para o Vovô. 1 a 1.
Buscando vencer em casa, o The Strongest fez mais duas alterações, colocando os atacantes Prost e Reinoso, no lugar do volante Ursino e do lateral Villamíl. A partida ficou mais aberta, com os bolivianos indo para cima e o Ceará aproveitando os contra-ataques.
Foi assim que o Vovô chegou com perigo duas vezes em sequência, quase virando a partida. Primeiro, com Iury Castilho, que finalizou para a defesa de Viscarra, depois com Messias, que cabeceou cobrindo o goleiro, e viu Triveiro tirar a bola em cima da linha, afastando para longe.
Aos 48 minutos do 2º tempo, o Ceará conseguiu a virada. Nino Paraíba aproveitou erro de Arrascaita e tocou para Zé Roberto, que finalizou no ângulo, sem chances para Viscarra. Foi a virada do Vovô, 2 a 1 e excelente vantagem construída para o jogo da volta, marcado para a próxima quarta (06/07), na Arena Castelão.