O Ceará joga neste domingo, 23, às 15h30, contra o Juventude/RS, no Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul-RS. Podendo chegar ao quarto jogo seguido sem derrota, o Vozão vê na partida a oportunidade de ficar a apenas dois pontos do G4 e, de quebra, se aproximar da liderança da competição (hoje, está a seis pontos do primeiro colocado). Fora de casa, o Alvinegro possui o terceiro melhor aproveitamento dentre os 20 clubes da competição. A partida será transmitida pelo Premiere.
Em uma sequência de três jogos sem derrota, o técnico Guto Ferreira vem conseguindo recuperar o Ceará para a briga pelo acesso. Nos quatro jogos do treinador desde que assumiu o comando da equipe, foram duas vitórias, um empate e uma derrota, com sete pontos conquistados em 12 possíveis. No último jogo, contra o então líder Vila Nova/GO, o Vozão venceu por 1 a 0 com um gol heroico do zagueiro Luiz Otávio, nos minutos finais da partida.
Com 28 pontos, o Vovô é o oitavo colocado da Série B, e está a cinco pontos de distância do quarto colocado, Novorizontino/SP. O que para muitas equipes pode ser um empecilho, jogar fora de casa para o Ceará tem surtido um efeito oposto. Longe de seus domínios, o escrete preto-e-branco possui quatro vitórias e três empates em nove jogos, equivalente a um aproveitamento de 55,5%, terceiro melhor dentre os 20 clubes da Série B.
Para a partida contra o Juventude, no entanto, o Vozão não poderá contar com quatro atletas titulares, suspensos pelo terceiro cartão amarelo ou machucados. São eles: Erick, Willian Maranhão, Zé Ricardo (suspensos) e Chay (que saiu sentindo dores no último jogo). No meio de campo, os escolhidos para substituir os titulares devem ser Richardson e Caíque, que entraram no decorrer do último jogo. Já no ataque, Guto possui mais opções. O time titular do Ceará para a partida deste domingo deve ser o seguinte: Bruno Ferreira (que volta de suspensão); Warley, Luiz Otávio, David Ricardo, Paulo Victor; Caíque, Richardson, Janderson (Erick Pulga), Jean Carlos (Guilherme Castilho), Pedrinho; e Guilherme Bissoli.
JUVENTUDE
O Papo, como é conhecido, está a apenas um ponto e uma posição atrás do Ceará na classificação. No meio da tabela, o patamar não muda quando olhamos só para os jogos como mandante. Dentro de casa, o Juventude possui quatro vitórias e um empate em oito jogos, um aproveitamento de 54,1%. No entanto, o Ceará não deve se deixar enganar, pois o clube está invicto há cinco jogos, apesar de três empates nos últimos três confrontos disputados. Como destaques, o clube tem o experiente meio campista Nenê e o atacante Rodrigo Rodrigues, artilheiro e vice-artilheiro do clube na competição, respectivamente.