Após já ter vencido a partida de ida, na Bolívia, por 2 a 1, o Ceará voltou a vencer o The Strongest/BOL, dessa vez na Arena Castelão, na noite de hoje, 6, por 3 a 0 e confirmou a classificação para as Quartas de Final da Copa Sul-Americana. Os gols foram marcados por Richardson, Victor Luís e Lima. O adversário do Vovô nas Quartas sairá do confronto entre São Paulo e Universidad Católica, que acontece amanhã no Morumbi, o jogo de ida foi vencido por 4 a 2 pelos paulistas.
Aproveitando a atmosfera favorável, com a Arena Castelão lotada por mais de 46 mil alvinegros, o Ceará não quis saber de administrar vantagem e partiu para cima do adversário. Logo no primeiro minuto, Vina recebeu bola de Mendoza e finalizou com direção ao gol, obrigando o goleiro Viscarra a trabalhar.
Ainda antes dos cinco minutos iniciais, o Vovô chegou mais uma vez com grande perigo. Dessa vez, Mendoza foi o responsável pela grande chance, mas o artilheiro da competição não conseguiu balançar a rede e perdeu chance clara de abrir o placar.
Precisando vencer a partida, o The Strongest começou a sair mais para o jogo e assustou em cobrança de escanteio, o goleiro João Ricardo fez boa defesa e o zagueiro Messias afastou o perigo. Na sequência, resposta do Ceará, o atacante Zé Roberto ajeitou para Vina, que finalizou para mais uma defesa de Viscarra.
Aos 20 minutos da primeira etapa, a torcida alvinegra ergueu um mosaico com os dizeres “Nunca abandonar” e parece que levou sorte para o time em campo. Três minutos depois, ainda em meio a festa na arquibancada, Richardson arriscou de longe e acertou um lindo chute, sem chances para Viscarra. Estava aberto o placar, 1 a 0 para o Vovô.
Aproveitando a pressão, não demorou para o Ceará ampliar o marcador. Aos 26 minutos, após linda troca de passes entre o setor ofensivo alvinegro, Zé Roberto deixou Victor Luís na cara do gol, o lateral não tremeu na frente do goleiro e de bico empurrou para dentro do gol, com categoria. O placar marcava 2 a 0 para os donos da casa.
Três minutos depois, Mendoza chegou a balançar as redes, o que seria o terceiro gol do Vovô na partida, e o seu sexto na competição, que o deixaria de forma isolada na artilharia do torneio, porém, o atacante colombiano estava em posição irregular e o gol foi anulado.
No fim do 1º tempo, Zé Roberto finalizou com força, de dentro da área, e viu Viscarra fazer mais uma boa defesa, impedindo que o Alvinegro saísse de campo para o intervalo com uma vantagem ainda maior.
Logo no começo da etapa final, o Vovô tratou de fazer mais um e encaminhar a classificação. Após cobrança de falta, a bola desviou e explodiu no travessão, sobrando dentro da área para Lima cabecear para o gol, fazendo 3 a 0 para o Ceará.
O The Strongest voltou a assustar na bola parada. Após cobrança de falta, a zaga alvinegra desviou mas não cortou completamente, e Cascini cabeceou para o gol, mas viu a bola bater no travessão de João Ricardo e quicar em cima da linha, na sequência, os bolivianos não conseguiram empurrar para o gol.
O artilheiro Mendoza teve mais uma chance de deixar o seu e se isolar na artilharia. O colombiano chegou pela esquerda e finalizou bem, mas não melhor que Viscarra, que fez mais uma grande defesa, impedindo a goleada alvinegra.
Os bolivianos chegaram com Jusino, que finalizou de fora da área, obrigando João Ricardo a se esticar e salvar o Vovô de sofrer gol. Em seguida, mais uma chance para Mendoza, após cruzamento da direita, o atacante finalizou de primeira, mas viu a bola explodir na trave, não era a noite do colombiano, que voltava de lesão.
Ainda sobrou tempo para o Ceará chegar mais duas vezes com perigo, com Cléber, que finalizou de longe, após roubar a bola na intermediária, e viu Viscarra defender mais uma, e com Iury Castilho, que finalizou de bicicleta para mais uma defesa do goleiro visitante.
Por passar de fase, o Vovô receberá mais R$ 3,2 milhões. Somando a primeira fase e a classificação para as Oitavas de Final, já são R$ 7,4 milhões embolsados durante a competição.