Vovô repete contra o Tombense placar da ida e garante vaga nas Oitavas de Final da competição
David Mota
ESPECIAL PARA OPINIÃO CE
david.mota@opiniaoce.com.br
Na noite desta quarta-feira, 11, o Ceará recebeu o Tombense/MG para disputar o jogo de volta da 3ª fase da Copa do Brasil. Na ida, há três semanas atrás, o Vovô venceu, em Minas Gerais, por 2 a 0. Na Arena Castelão, o Alvinegro venceu pelo mesmo placar, com gols de Lima e Nino Paraíba.
Poupando alguns titulares e com um time considerado misto, o Ceará entrou na intenção de explorar os contra ataques da equipe adversária, porém, o Tombense, mesmo começando o jogo tentando chegar ao gol, não ofereceu perigo ao goleiro João Ricardo. O Vovô chegou com mais perigo, rondando a área, mas parando na zaga dos mineiros.
JOGO A JOGO
Errando alguns passes e sofrendo pressão da arquibancada, onde o torcedor estava bastante satisfeito e protestava contra a atual diretoria do clube, os donos da casa não conseguiam assustar o Tombense. Aos 10 minutos, a primeira chegada perigosa do Vovô.
Aproveitando um erro do adversário no meio de campo, Mendoza achou Victor Luís na ponta esquerda, o lateral ganhou dos defensores e cruzou perigosamente, a bola desviou no zagueiro Moisés e obrigou o goleiro Felipe Garcia a espalmar para escanteio.
Três minutos depois, mais uma chegada perigosa do Ceará. Novamente com Victor Luís, dessa vez recebendo um passe de Kelvyn e chutando de longe, para fora do gol. Depois foi a vez do Tombense chegar ao ataque, Alisson pegou o rebote da defesa e tocou para Jean Lucas cruzar na área para saída de João Ricardo, que encaixou.
O Tombense começou a melhorar na partida e deu trabalho para o goleiro alvinegro mais uma vez. O atacante Matheus Paquetá recebeu no meio, girou em cima do zagueiro Lucas Ribeiro e disparou, esperou seu companheiro de ataque passar e finalizou de fora da área, exigindo mais uma intervenção de João Ricardo.
Após isso, o Ceará iniciou uma pressão em busca de abrir o placar e chegou três vezes seguidas ao ataque, com Mendoza, Lima e Victor Luís. O atacante foi o único que acertou o gol e parou no goleiro adversário, o meia e o lateral-esquerdo tiveram seus chutes cortados pela defesa.
Depois de tanto tentar, finalmente saiu o gol. Aos 33 minutos da primeira etapa, Gabriel Lacerda conduziu pelo meio, lançou para Lima na ponta esquerda, que dominou, tocou para Mendoza e infiltrou na defesa adversária. O colombiano devolveu e Lima recebeu dentro da área e finalizou no canto, a bola ainda desviou no goleiro Felipe Garcia e morreu no fundo das redes. 1 a 0 para o Vovô.
Ampliando a vantagem que já tinha, o Ceará decidiu cadenciar mais o jogo e valorizar a posse de bola. O Tombense, que precisava do resultado, não conseguiu reagir de imediato e o jogo ficou mais morno, indo para o intervalo com a vitória do Alvinegro pelo placar mínimo.
Na volta para o 2º tempo, houveram seis mudanças de jogadores, três para cada lado. No Ceará, entraram Marcos Victor, Geovane e Iury Castilho, e saíram Lucas Ribeiro, Lima e Mendoza. Já os visitantes trocaram Matheus Paquetá, Jean Lucas e Everton Galdino por Kleiton, Marcelinho e Gabriel Henrique.
Logo aos 5 minutos da etapa final, a primeira chegada do Vovô. Nino Paraíba tentou o cruzamento pela direita, a zaga afastou mal em duas tentativas e a bola sobrou na entrada da área para Geovane, que chegou finalizando de esquerda, sem dominar, a bola passou muito perto da trave esquerda do goleiro Felipe Garcia.
Mais uma vez o Alvinegro chegou pela direita com Nino Paraíba, desta vez o lateral botou na área buscando o atacante Cléber, que ganhou da zaga mas cabeceou para fora. O centroavante passou o jogo sendo vaiado pela torcida, cada vez que pegava na bola. Em um lance onde ficou caído, os torcedores chegaram a pedir a substituição do atleta.
Antes do 20 minutos da segunda etapa, o treinador Dorival Júnior decidiu gastar suas últimas substituições e colocou o atacante Dentinho e o zagueiro da base David Ricardo no lugar de Kelvyn e Gabriel Lacerda. A intenção do comandante é poupar o máximo possível os atletas, visando o confronto do Brasileirão, contra o Flamengo.
João Ricardo saiu jogando errado e assustou o torcedor alvinegro. A bola ficou no pé de Gabriel Henrique, que achou Marcelinho sozinho na direita, o atacante partiu para cima de David Ricardo, abriu para direita e finalizou cruzado, assustando o goleiro, que pulou e não tocou na bola.
PRÓXIMO AO FINAL
Já próximo ao final do jogo, aos 37 minutos do 2º tempo, Wescley e Iury Castilho tabelaram na ponta esquerda, enquanto Nino Paraíba infiltrava na área adversária, o atacante enfiou bela bola e achou o lateral, que cavou e cobriu o goleiro Felipe Garcia, ampliando o placar. 2 a 0 para o Ceará.
Com a partida e o confronto já decididos, só restava esperar o apito final do árbitro Paulo Roberto Alves Junior, que não deu nenhum minuto de acréscimo e apitou o fim da partida na marca exata dos 45 minutos. Com o resultado, o Vovô garantiu a vaga nas Oitavas de Final da Copa do Brasil e aguarda o adversário por sorteio, que será realizado ao fim de todos os confrontos da fase atual.