Voltar ao topo

17 de julho de 2024

Ceará tem o segundo melhor polo da UAB no País

Unidade localizada no município de Beberibe ficou entre os três destaques de iniciativas criadas e/ou executadas pelos polos UAB
Foto: Divulgação/Governo do Ceará

Compartilhar:

De acordo com o Governo do Estado, o Ceará abriga o segundo melhor polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) do País. Com destaque, a unidade do município de Beberibe vai receber o Prêmio Polos EaD UAB em Ação, concedido pela Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A entrega da comenda acontecerá em Brasília, no mês de setembro.

A premiação tem o objetivo de valorizar iniciativas criadas e/ou executadas pelos polos UAB, além de enaltecer a educação a distância, que tem sido um instrumento de apoio na democratização do acesso à educação no País. São premiados pela comenda os polos que mais se destacaram nas etapas de proposição, organização e execução de ações de educação e integração com a comunidade, nos âmbitos municipais e regionais.

Nesta edição, os três primeiros colocados no prêmio foram os polos de Santo Antônio da Patrulha/RS, Beberibe/CE e Nova Friburgo/RJ, respectivamente. Para a coordenadora do polo de Beberibe, Virgínia Tavares, o prêmio é resultado de um trabalho feito por muitas pessoas e instituições parceiras. “É uma honra e uma alegria poder representar o nosso Ceará”, declarou.

“Essa conquista é motivo de muito orgulho para todos nós e para nosso Estado”, celebrou Cândido B. C. Neto, coordenador da Educação Superior da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece).

UAB NO CEARÁ

Sob coordenação da Secitece, o Ceará conta com 39 polos de apoio presencial da Universidade Aberta do Brasil (UAB), instalados em 37 cidades e atendendo aos 184 municípios cearenses. A operação das unidades acontece em regime de colaboração entre a Capes, as Instituições Públicas de Ensino Superior (Ipes) integrantes do Sistema UAB e os mantenedores de polo, em especial os municípios. 

O Polo UAB de Beberibe foi implantado em 2008, totalizando 15 anos de existência. Atualmente, a unidade oferece 14 cursos superiores em andamento, entre graduações e especializações, e deverá iniciar outros quatro cursos: Pedagogia, Ciências Contábeis, Gestão em Saúde e Gestão Pedagógica. Ao todo, já formou mais de 700 egressos e possui 353 alunos matriculados.

SISTEMA UAB

O Polo EaD UAB é uma estrutura acadêmica de apoio pedagógico, tecnológico e administrativo para as atividades de ensino e aprendizagem dos cursos e programas de EaD, de responsabilidade das Instituições de Ensino Superior (IES). A ideia é que o polo EaD UAB seja localizado, preferencialmente, em municípios de porte médio, que apresentam um total de habitantes entre 20 e 50 mil, e que não possuam instalações acadêmicas públicas de nível superior.

Conforme os dados mais recentes do Governo Federal, atualmente, 928 polos (sendo 777 ativos) fazem parte da UAB. Presente em todos os estados do país, além do Distrito Federal, o sistema tem cerca de 170 mil estudantes, matriculados em cursos tecnológicos, de bacharelado, licenciatura e especialização oferecidos por 133 instituições públicas de ensino superior.

[ Mais notícias ]