Voltar ao topo

23 de julho de 2024

Ceará tem mais um centro estadual de línguas

Compartilhar:

Equipamento tem capacidade para atender até 450 vagas para cursos de inglês e espanhol. Turmas serão ofertadas de segunda à quinta-feira, das 8 às 21 horas

O 17º Centro Cearense de Idiomas foi inaugurado ontem (13) em Baturité, localizado a cerca de 100 quilômetros de Fortaleza. O equipamento tem capacidade para atender até 450 vagas para os cursos de inglês e espanhol. As turmas serão ofertadas de segunda à quinta-feira, das 8 às 21 horas. O Estado investiu R$ 251 mil no equipamento.
As outras 16 unidades do tipo estão localizadas na Capital – shoppings Benfica, Via Sul, North Shopping Jóquei, RioMar Kennedy, RioMar Papicu e Conjunto Ceará – Camocim, Caucaia, Crateús, Horizonte, Itapipoca, Iguatu, Juazeiro do Norte, Maracanaú, Maranguape, Russas e Baturité.

Os cursos são organizados em módulos de estudo, podendo ser certificada a conclusão de cada módulo ou de seu conjunto. São três anos de curso, distribuídos em seis semestres de aulas. A matrícula é destinada aos estudantes que estão cursando o Ensino Médio na rede pública estadual.Cada escola tem um número disponível de vagas para a unidade que está situada na regional (Fortaleza) ou no município-sede (Interior). Também há vagas em cada CCI para os docentes e os cursos caracterizam-se como formação continuada.

O 17° CCI, que é o primeiro do Maciço de Baturité, fica sediado no prédio que acolheu, em 25 de março de 1883, a Sessão Magna das sociedades abolicionistas e povo, onde foi proclamada a abolição da escravatura em Baturité. A iniciativa fortaleceu o movimento abolicionista em todo o Ceará, quando província brasileira.

“Os CCIs são estruturados em lugares atrativos para que a gente tenha um padrão que não deixe a desejar a nenhum cursinho. Mas esse aqui está em um casarão histórico com essa paisagem que é uma das riquezas de Baturité. O governo se comprometeu com essa rede pela importância que tem o domínio de uma segunda língua para a formação dos jovens. O esforço da Secretaria [Estadual da Educação] e dos professores e diretoras tem sido qualificar a proposta curricular para que os estudantes estejam bem preparados para seguir no projeto de vida que sonharem”, disse a governadora Izolda Cela na solenidade de entrega. Para Baturité, a gestora autorizou a construção de duas areninhas e da CE-596, que ligará a sede do município às localidades de Boa Vista e São Sebastião. Também estiveram presentes no evento a secretária da Educação, Eliana Estrela, o prefeito de Baturité, Herberlh Mota, e outras autoridades, entre deputados cearenses e lideranças locais.

[ Mais notícias ]