Voltar ao topo

23 de julho de 2024

Ceará tem estabilidade no número de casos e mantém decreto sanitário sem alterações

Compartilhar:

O Ceará apresenta  um cenário de estabilidade de casos de Covid-19 com tendência de queda e deve manter as atuais regras sanitárias em vigor, conforme comunicado do governador Camilo Santana, nesta sexta-feira (28). O documento com as medidas será publicado neste sábado (29). As restrições para eventos festivos ficam mantidas até 5 de fevereiro, porém, no dia 4 o Comitê de Enfrentamento à Covid realizará uma nova reunião para avaliar se os dados da pandemia ainda estarão estáveis no Estado. 

A decisão de manter as regras sanitárias foi definida após reunião com o Comitê Estadual, realizado nesta sexta-feira.

Conforme o governador, apesar de cenário preocupante quanto ao número de atendimentos nas unidades de saúde em relação às duas primeiras ondas da doença, a estebilização se dá por conta da vacinação da população, incluindo crianças de 5 a 11 anos. “Estamos, hoje, com praticamente 87,5% da população vacinada com as duas doses. Isso tem feito a diferença no enfrentamento dessa pandemia nesse ano de 2022”, destacou o governador, ao lado do secretário da Saúde (Sesa) do Estado, Marcos Gadelha. Conforme Camilo, quase 27% da população tomou a dose de reforço.

Durante transmissão ao vivo nas redes sociais, o governador também comunicou que 70 mil crianças, de 5 a 11 anos, já foram vacinadas em todo o Estado.

Regras

Continua em vigor a redução de 80% para 30% da capacidade de público nos estádios de futebol do Ceará. O último decreto, de 15 de janeiro e cujas normas seguem válida, também determinou a obrigatoriedade do uso da máscara de proteção N95 ou similar por trabalhadores dos estabelecimentos considerados mais vulneráveis ao contágio por síndromes respiratórias, como escolas, supermercados e farmácias. Além disso, eventos com controle de acesso, como formaturas, casamentos e aniversários, têm capacidade máxima 250 pessoas em locais fechados e 500 em abertos.

[ Mais notícias ]