A Secretaria Estadual da Saúde comunicou, nesta segunda-feira, 20, que recebeu duas novas notificações de casos suspeitos de varíola dos macacos: uma em Fortaleza e outra em Caucaia. Com isso, sobem para quatro o número de pacientes em investigação no Ceará, com suspeitas também em Cedro e Caridade.
A pasta informou, ainda, que o caso investigado em Maracanaú foi descartado após análise ambulatorial. O primeiro caso suspeito da doença no Estado também foi descartado no início deste mês.
“Nos quatro casos que seguem em investigação foram aplicadas todas as medidas recomendadas, como isolamento, busca de contatos e coleta de material para exames laboratoriais para elucidação do caso e para diagnóstico diferencial para outras doenças, que estão em processamento”, completa a Sesa.
Atualmente, em todo o País, há oito casos de varíola dos macacos confirmados. São eles de residentes de São Paulo (4), do Rio Grande do Sul (2) e do Rio de Janeiro (2). O último a ser notificado pelo Ministério da Saúde foi de um paciente carioca que não viajou para o exterior, mas teve contato com estrangeiros.
“Todas as medidas de contenção e controle foram adotadas imediatamente após a comunicação de que se tratava de um caso suspeito de monkeypox, com o isolamento do paciente e rastreamento dos seus contatos”, informou a pasta federal, que notificou a Organização Mundial de Saúde (OMS) sobre o caso.