O Ceará é um dos estados que mais realizam transações por meio do Pix, conforme Relatório de Gestão do Pix, feito pelo Banco Central (BC). Ao todo, são 20 transações no sistema de pagamentos ao dia por pessoa. A média do Nordeste é de 19 por usuário. Além disso, recentemente, o Pix atingiu um novo recorde: 150 milhões de transações em um único dia. O BC também divulgou atualizações, que prometem expandir e transformar ainda mais o cenário de pagamentos no Brasil.
As mudanças nos formatos de pagamento geram grande expectativa para o comércio nacional. Conforme o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Fortaleza, Assis Cavalcante, são fundamentais para o crescimento econômico do setor.
“O Pix tem sido uma enorme ferramenta para o nosso comércio, pois significa mais rapidez e mais segurança para os consumidores e vendedores. As pessoas podem ir ao centro, shoppings e demais corredores comerciais para realizar suas compras sem precisar levar dinheiro físico. Trata-se de um sistema que, graças a sua tecnologia, facilita e moderniza ainda mais o processo de vendas”.
Desde o seu lançamento em 2020, o PIX tem desafiado as convenções. Agora, a promessa é de que, logo em breve, seja possível realizar os pagamentos de maneira instantânea, sem o uso de internet, e até mesmo para fora do país. Outra nova funcionalidade é o Pix automático, ferramenta prevista para ser lançada em abril de 2024. Isso permitirá que pagamentos recorrentes sejam feitos de forma automatizada, sem a necessidade da autenticação do usuário todos os meses.