Voltar ao topo

24 de julho de 2024

Ceará tem aumento de 58% nos registros de empresas no mercado turístico

Ao longo do primeiro trimestre deste ano, o número de empreendimentos que formalizaram atividades turísticas no Estado fechou em 388, ante 245 registradas em 2022
Foto: Reprodução/Setur

Compartilhar:

De acordo com dados da Secretaria do Turismo (Setur) do Estado, o Ceará registrou um aumento de 58,37% nos cadastros de empresas no mercado turístico. O crescimento é consequência dos novos registros na plataforma do Cadastur. Ao longo do primeiro trimestre deste ano, o número de empreendimentos que formalizaram atividades turísticas no Estado fechou em 388, ante 245 registradas em igual período de 2022.

Reunindo prestadores de serviços atuantes legalmente no mercado de viagens, entre janeiro e março de 2023, a plataforma nacional observou a realização de 1.176 movimentações no sistema. Entre as principais demandas, foram registrados cadastros iniciais, renovações, alterações, comunicações e pendências. Em comparação com o mesmo período do ano anterior, o destaque foi para as renovações de cadastro, que cresceram 77,99%.

Conforme a pasta, “os números são resultado do trabalho de mobilização da Setur, que auxilia na coleta e processamento dos dados a serem inseridos na plataforma”. Para a secretária do Turismo do Ceará, Yrwana Albuquerque, o aumento demonstra que o prestador de serviço turístico está consciente da importância da regularização do setor.

“A atividade turística é muito importante para a economia estadual. Então é essencial que a gente tenha todas as empresas que atuam no setor, regularizadas. Isso impacta na qualidade do serviço prestado ao turista, com mão de obra qualificada, e contribui para a volta do visitante”, destaca.

Com base na lei nº 11.771, acampamentos turísticos, agências, meios de hospedagens, promotoras de eventos, parques e meios de transporte turístico são obrigados a se formalizar por meio do cadastro.  Após a execução da regularização junto ao Cadastur, o operador de turismo consegue acesso a financiamento de crédito, apoio em eventos, feiras e demais ações, além de incentivo à participação em programas de qualificação profissional oferecidos pelo Governo Federal. 

CADASTUR

Executado pelo Ministério do Turismo (MTur), em parceria com órgãos oficiais de turismo dos 36 estados e do Distrito Federal, o Cadastur é o sistema de cadastro de pessoas físicas e jurídicas atuantes no setor de turismo. O objetivo da ferramenta é garantir vantagens e oportunidades aos cadastrados, além de funcionar como uma fonte de consulta para o turista.

Para realizar o cadastro, os interessados podem se dirigir até a Secretaria do Turismo do Ceará (Setur), localizada no Centro de Eventos do Ceará (CEC), no bairro Edson Queiroz. Outra opção é entrar em contato por e-mail, através do cadastur@setur.ce.gov.br, e/ou ligando para o número (85) 3195.0265.

[ Mais notícias ]