O Ceará tem as 12 melhores escolas públicas do Brasil nos anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano), segundo o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2021 divulgado nesta sexta-feira, 16, pelo Ministério da Educação. Além disso, 87 escolas cearenses estão entre as 100 melhores do País. A instituição com maior nota do Brasil (9,9) no índice foi a Escola de Ensino Fundamental Francisca Diogo Gomes, no município de Massapê. A segunda colocada foi a Escola Municipal Antônio Silvano Balacó, em Pires Ferreira.
O Ceará também teve um bom desempenho nos anos finais do Ensino Fundamental (5ª ao 9ª ano), registrando 70 das 100 melhores escolas do País.
Pelas redes sociais, a governadora Izolda Cela (sem partido) repercutiu o resultado e ressaltou a importância do cenário mesmo em um contexto de pandemia de covid-19. “Recebi com com muita satisfação os números sobre o Ideb, índice que mede o desempenho dos alunos. Claro que é uma satisfação porque sabemos que houve um decréscimo generalizado em todo o Brasil com relação ao desempenho dos alunos se comparado ao ano anterior por conta da pandemia de covid-19 que impôs a suspensão das aulas presenciais por um tempo importante”, frisou a governadora.
Confira o ranking (1º ao 5º ano):
- Escola de Ensino Fundamental Francisca Diogo Gomes (Massapê)
- Escola Municipal Antônio Silvano Balacó (Pires Ferreira)
- Centro Educacional Rural (Pires Ferreira)
- Escola Municipal José Alves de Sena (Ararendá)
- Escola Municipal José Eneas Pinheiro (Milhã)
- Escola Municipal Prefeito Raphael Cláudio de Araújo (Mucambo)
- Escola Municipal Joaquim José Monteiro (Cruz)
- Escola Municipal Macário José de Farias (Cruz)
- Escola Municipal Francisco Ricardo da Silva (Mucambo)
- Escola Municipal Maria Vânia Farias Linhares (Mucambo)
Além disso, o Estado ganhou uma posição em relação ao desempenho no Ensino Médio, ocupando agora o terceiro lugar. Ainda assim, o cenário não é mesmo se comparado ao do Ensino Fundamental. Das 10 melhores escolas do Páis, apenas duas são do Ceará. O Colégio Militar de Fortaleza, que obteve nota 7,0 no Ideb, aparece em 5º lugar. A Escola de Ensino Profissionalizante Adriano Nobre, na cidade de Itapajé, aparece na 10ª posição, com nota 6,8.
Municípios
Outra marca destacada por Izolda diz respeito ao índice dos municípios. De acordo com ela, dos 100 melhores municípios brasileiros no índice, 30 estão no Ceará, sendo os seis primeiros da lista. “Um destaque muito especial para Ararendá, que desenvolve um trabalho bacana, eu conheço, já visitei e sei do esforço da todos da rede municipal de Araricá. Mas, parabenizar a todos os municípios cearenses pelo empenho, pelo esforço, assim como a nossa rede estadual no Ensino Médio.
“Precisamos ser realistas e muito comprometidos com o que precisamos trabalhar em relação à recomposição da aprendizagem dos alunos em todos os níveis, mas temos mais essa evidência do vigor, do comprometimento, do trabalho da nossa grande rede de educação do estado do Ceará”.
Izolda também fez questão de parabenizar todos os professores e professoras, assim como gestores municipais, secretários municipais, equipes técnicas, coordenadores, secretários escolares, servidores, pais e alunos.
Ideb
A média do Ideb é obtida a partir das proficiências médias em Língua Portuguesa e Matemática alcançadas na Prova Brasil ou no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). A nota é utilizada como um indicador fundamental da qualidade educacional do País desde 2005. Em 2007, entraram em vigor metas a serem alcançadas a cada nova edição, divulgada a cada dois anos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).