O Ministério da Educação (MEC) divulgou o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que mostrou que o estado do Ceará possui 87 escolas dentre as 100 melhores do Brasil, no que diz respeito aos anos iniciais do Ensino Fundamental, incluindo as 12 primeiras colocadas.
Analisando os anos finais do Ensino Fundamental, o Estado conta com 70 escolas dentre as 100 melhores do país. Em relação ao Ensino Médio, o estado do Ceará também avançou, ocupando agora o terceiro lugar no Brasil.
A governadora Izolda Cela fez uma publicação em suas redes sociais onde comemorou os números divulgados. “Viva a educação do Ceará! Seguimos referência no país, mesmo com os difíceis anos de pandemia. De acordo com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgado hoje pelo MEC, temos 87 escolas entre as 100 melhores do Brasil nos anos iniciais do Ensino Fundamental, sendo as 12 primeiras, e 70 entre as 100 melhores nos anos finais. Além disso, avançamos no Ensino Médio, ocupando agora o terceiro lugar no país”, escreveu.
Izolda ainda fez questão de ressaltar a dificuldade passada pelo país nos anos de pandemia e agradeceu a todos os profissionais envolvidos na educação do estado do Ceará. “Temos a consciência de que houve um decréscimo em todo o País, porque a necessária suspensão das aulas presenciais afetou fortemente as escolas. No Ceará, seguimos comprometidos com o foco na recomposição das aprendizagens. Parabéns a todos as(os) professoras(es), todas e todos prefeitos, secretários municipais, equipes técnicas, coordenadores, secretários escolares, servidores, pais e alunos. Parabéns a todo o time da SEDUC! A educação do Ceará será sempre nossa prioridade!”, disse.