O Ceará tem 22 dos 184 municípios com ‘perigo potencial’ para chuvas intensas, estando a maior parte do Norte cearense. O alerta foi emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e vale até às 10h desta quinta-feira, 9. Segundo o Inmet, as outras cidades têm situação normal.
O alerta para ‘perigo potencial’, segundo o Inmet, significa que os municípios poderão ter chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos (40-60 km/h). Nesses casos, há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Conforme o Inmet, a recomendação para os moradores dessas cidade é, em caso de rajadas de vento, não se abrigar debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas, assim como não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. O órgão também recomenda que se evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
Municípios com ‘perigo potencial’ para chuvas intensas (Inmet):
- Acaraú
- Alcântaras
- Amontada
- Barroquinha
- Bela Cruz
- Camocim
- Cariré
- Carnaubal
- Chaval
- Coreaú
- Cruz
- Forquilha
- Frecheirinha
- Graça
- Granja
- Groaíras
- Guaraciaba do Norte
- Ibiapina
- Irauçuba
- Itapipoca
- Itarema
- Jijoca de Jericoacoara
Para mais informações ou em caso de acidentes, é possível ligar para a Defesa Civil (telefone 199) e Corpo de Bombeiros (telefone 193). No início da semana, 21 cidades chegaram a figurar com situação em “perigo”, quando há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Chuvas
Segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), choveu em 55 municípios entre às 7h desta terça, 7, e 7h desta quarta-feira, 8. Os maiores acumulados foram observados nas cidades de Ipu (56 mm), Acaraú (38 mm) e Tianguá (32,1 mm). Também foram observados bons volumes em São Benedito (31,2 mm) e Maranguape (31 mm).
Para esta quinta-feira, 9, a previsão é de céu variando de parcialmente nublado a poucas nuvens com alta possibilidade de chuva isolada em todas as macrorregiões. A situação deve permanecer até sexta, 10.
Ainda conforme a Funceme, a partir de quinta-feira é esperado aumento da nebulosidade e das chuvas sobre o Ceará. A intensidade das precipitações previstas deve variar entre fraca a moderada. O motivo das chuvas são áreas de instabilidades provenientes do oceano Atlântico e do leste do nordeste do Brasil, além da influência de efeitos locais, como o sistema de brisa, temperatura e umidade elevada, e interação da circulação dos ventos com o relevo.