O Ceará será um dos primeiros estados a receber o arroz importado pelo governo devido às perdas de produção no Rio Grande do Sul após as fortes chuvas que assolam a região. Ao todo, serão importadas 104.035 toneladas de arroz nesta terça-feira (21) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). De acordo com o Governo Federal, o quilo chegará ao consumidor brasileiro por, no máximo, R$ 4.
“O arroz que vamos comprar terá uma embalagem especial do governo federal e vai constar o preço que deve ser vendido ao consumidor. O preço máximo ao consumidor será de R$ 4 o quilo”, reforça o presidente da Conab, Edegar Pretto.
Em outros momentos, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deu carta branca para o órgão vinculado ao Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) importar até um milhão de toneladas de arroz, caso seja necessário. A decisão busca prevenir a alta dos preços após as enchentes no Rio Grande do Sul, responsável por cerca de 70% da produção do cereal no País.
Além do Ceará, a primeira remessa de arroz vai para São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Pernambuco, Pará e Bahia. O produto deverá ser descarregado nos portos de Santos (SP), Salvador (BA), Recife (PE) e Itaqui (MA). O cereal deverá ser empacotado em embalagem de 2kg padronizada, com a logomarca do Governo Federal.