Voltar ao topo

12 de setembro de 2024

Ceará segue com tendência de redução de chuvas para domingo e início da semana

A previsão foi divulgada neste domingo, 19, pela Funceme.
Foto: Reprodução/Funceme

Compartilhar:

Conforme previsão da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), o Ceará deve apresentar, de um modo geral, redução das chuvas até, pelo menos, a próxima terça-feira, 21. Conforme o balanço divulgado neste domingo, 19, pela Funceme, no entanto, algumas regiões – como a faixa litorânea, Cariri, Jaguaribana e Sertão Central e Inhamuns – poderão apresentar chuvas isoladas, passageiras e de intensidade fraca nesta segunda-feira, 20.

Para hoje este domingo, a Funceme aponta que segue a condição de céu variando de sem nuvens a poucas nuvens em todas as macrorregiões.

Confira a previsão:

19/06: Céu variando de sem nuvens a poucas nuvens em todas as macrorregiões.

20/06: Céu variando de parcialmente nublado a poucas nuvens em todas as macrorregiões com baixa possibilidade de chuva isolada na faixa litorânea, na Jaguaribana, no Cariri e no Sertão Central e Inhamuns.

A chuva deverá ocorrer nos períodos:

  • Madrugada: Nas macrorregiões da Faixa litorânea e do Sertão Central e Inhamuns.
  • Manhã: Na macrorregiões dos Litorais de Fortaleza e do Pecém.
  • Tarde: Nas macrorregiões da Jaguaribana e do Sertão Central e Inhamuns.
  • Noite: Na macrorregião do Cariri.

21/06: Céu variando de parcialmente nublado a poucas nuvens em todas as macrorregiões com baixa possibilidade de chuva isolada na faixa litorânea.

A chuva deverá ocorrer nos períodos:

  • Madrugada: Nas macrorregiões da Faixa litorânea.
  • Manhã: Na macrorregiões dos Litorais de Fortaleza e do Pecém.

Junho

Segundo a Funceme, em junho, primeiro mês da quadra chuvosa (fevereiro a maio), as precipitações são, historicamente, mais escassas. A média histórica, para o Estado, é de 37,5 milímetros. Ainda assim, junho de 2022 já ultrapassou os 74 mm, superando normal climatológica em mais de 95%. O acumulado se deu, principalmente, segundo a Fundação Cearense, pela atuação de Ondas de Leste, que são sistemas meteorológicos que atuam neste período do ano, majoritariamente, para precipitações nos estados a leste da região Nordeste.

[ Mais notícias ]