O lançamento operacional do programa Acredita no Primeiro Passo, executado pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), ocorreu nesta quinta-feira (4), no Palácio da Abolição. O Ceará foi o estado escolhido para realizar a inauguração das medidas federais voltadas para o incentivo ao empreendedorismo. A solenidade contou com a presença do governador Elmano de Freitas (PT), do ministro do MDS, Wellington Dias, e do presidente do Banco do Nordeste (BNB), Paulo Câmara.
“O Ceará tem tudo que a gente precisa, um povo empreendedor, um governo comprometido e é um estado muito presente em muitas ações do governo federal. Não tinha um lugar mais adequado para o lançamento do Acredita no Primeiro Passo”, afirmou o ministro do MDS, Wellington Dias.
O programa realizará até 2026 cerca de 1,25 milhão de transações de microcrédito no país. Cada operação contemplará o beneficiário com o valor de cerca de R$ 6 mil. A expectativa é que a iniciativa injete mais de R$ 7,5 bilhões na economia nacional até 2026. Os benefícios do programa lançado são destinados, principalmente, para pessoas inscritas no Cadastro Único, que no Ceará, existem 5.798.821 pessoas registradas. O governador Elmano destaca a importância da política de incentivo ao empreendedorismo para o povo cearense.
“Está sendo lançado um programa muito importante e muito alinhado com que estamos fazendo também no Governo do Estado do Ceará. Nós sabemos que uma grande dificuldade para algumas pessoas abrirem seu negócio é não ter patrimônio para a garantia, mas o programa resolve isso com seu fundo garantidor. A nossa felicidade hoje é termos essa condição de estarmos de mãos dadas para levar mais oportunidades para o povo cearense”, celebrou o governador.
Na ocasião, foram assinados 100 contratos com o Crediamigo, programa de microcrédito produtivo e orientado do BNB, que vão possibilitar a transferência de recursos para os empreendedores desenvolverem suas atividades, gerando emprego e renda em suas comunidades. O Governo do Ceará e o BNB também assinaram termo de adesão ao programa Acredita, que visa estimular negócios e oferecer capacitações.
“O BNB já tem essa tradição de apoiar esses programas. Agora estamos fazendo essa aliança mais que estratégica com o governo federal para expandir mais esse olhar para as pessoas do CadÚnico. Assim, teremos a certeza que chegarão para elas condições mais favoráveis para que possam empreender. Vamos trabalhar muito para que o BNB seja também um facilitador para a realização desses sonhos”, alegou o presidente do BNB, Paulo Câmara.