Com o objetivo de captar recursos financeiros que auxiliem o desenvolvimento de regiões por meio do turismo sustentável, a Secretaria do Turismo do Ceará (Setur) participou, na última semana, de reunião do Consórcio Nordeste, no Piauí. O encontro, realizado na quarta-feira, 2, teve como objetivo a elaboração da Nota de Identificação do Projeto (NIP).
O documento será enviado ao Fundo Francês de Meio Ambiente para avaliação. Com a aprovação, os recursos serão liberados para aplicação.
Durante a reunião, um dos projetos discutidos foi o da Rota das Emoções, criado em 2014 para promover o turismo sustentável. A ideia é que comunidades localizadas em municípios que compõem a Rota sejam beneficiadas. O percurso passa por 14 destinos, entre o Ceará, Maranhão e Piauí. Representantes dos três estados, além do Consórcio Norte, participaram do momento.
PARCERIAS
Em julho, o Ceará realizou uma ‘famtour’ com 10 representantes de operadoras de turismo da Alemanha e Reino Unido. Organizada pelo Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a ação teve o objetivo de fortalecer a Rota das Emoções, permitir que os profissionais conheçam melhor os destinos do Ceará.
O roteiro incluiu visitas à Lagoa do Tatajuba, Lagoa Azul, Lagoa do Paraíso e Pedra Furada, em Jericoacoara. A famtour incluiu destinos turísticos no Maranhão e Piauí, onde os participantes conheceram o Rio Parnaíba, um dos principais destinos turísticos do Estado.
ROTA DAS EMOÇÕES
É um roteiro turístico no Nordeste brasileiro que oferece uma natureza exuberante, com cenários únicos e uma imersão na cultura local, ao longo de seus 500 km de extensão, passando pelos estados do Ceará, Piauí e Maranhão. Ao todo, são 14 municípios que fazem parte dessa rota, incluindo Jijoca de Jericoacoara, Barroquinha, Camocim, Chaval e Cruz, no Litoral Norte do Ceará. Esses destinos possuem riquezas naturais singulares, permitindo que os visitantes tenham contato com a cultura e peculiaridades de cada município.