O trabalho desempenhado pelos profissionais da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e os investimentos realizados pelo Governo do Ceará resultaram na redução de 24,6% nas ocorrências de roubo em todas as regiões do Ceará em outubro deste ano, quando comparado ao mesmo período de 2023.
Em todo o Estado, em outubro de 2024, o número de crimes violentos contra o patrimônio (CVPs) foi de 2.835; no mesmo mês, em 2023, foram registrados 3.760 casos, representando um total de 925 casos a menos.
A região que registrou maior diminuição nas ocorrências de CVPs foi o Interior Sul, com 34,3% casos a menos. O mês de outubro de 2024 teve 197 roubos, 87 casos a menos que o mesmo mês no ano de 2023, quando foram contabilizadas 254 ocorrências.
“Estamos reforçando o policiamento nas ruas e buscando, nas investigações, dar foco nos locais onde esse tipo de crime mais está ocorrendo. Implantamos alguns programas, como o Meu Celular, que em seis meses já recuperou mais de 4 mil aparelhos que foram frutos de roubo ou de furto. Também colocamos em prática o programa Segurança do Ponto e o programa Moto Segura. Aproveito para pedir às pessoas que trabalham com motocicleta, quer seja os mototaxistas ou motociclistas de aplicativo, que se inscrevam no programa”, destacou o secretário Roberto Sá.
AS REGIÕES
A Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) registrou redução de 31,1% nos roubos. Em outubro deste ano, foram 383 ocorrências; no mesmo mês de 2023, o total foi de 556, o que equivale a uma diminuição de 173 casos nos municípios que compõem a RMF.
A terceira maior redução foi na cidade de Fortaleza, anotando 22,8% casos a menos em relação a outubro de 2023. No 10º mês deste ano, a Capital contabilizou 2.042 ocorrências de roubo; no ano passado, 2.645 casos foram registrados na Cidade.
Os municípios da região do Interior Norte registraram uma redução de 20,3%, com 62 ocorrências a menos. Em outubro de 2024, foram anotados 243 casos; já no mesmo mês de 2023, foram 305 crimes dessa natureza.
MEU CELULAR E MOTO SEGURA CEARÁ
A adoção de programas como o Meu Celular e o Moto Segura Ceará, políticas que fazem parte do Ceará contra o Crime, tem auxiliado na redução das ocorrências de roubo. As tecnologias facilitam a recuperação dos objetos e previnem os CVPs por desestimularem o cometimento de crimes envolvendo esses bens.
O Meu Celular disponibiliza, na página da SSPDS, um site por meio do qual proprietários de aparelhos registram seus dispositivos móveis com o número do Imei. Desde o lançamento do programa, foram recuperados e devolvidos mais de 4 mil dispositivos móveis.
O Moto Segura Ceará possibilita o monitoramento dos veículos por meio de uma parceria entre a SSPDS, a Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice) e o Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE). O cadastro no Moto Segura deve ser feito por meio do aplicativo do Detran.