Voltar ao topo

5 de novembro de 2024

Ceará registra chuvas em mais de 70 municípios; Fortaleza tem acumulado de 61,4 mm

O maior registro ocorreu no Crato, na região do Cariri, que somou 62 mm no intervalo
Foto: Natinho Rodrigues/OPINIÃO CE

Compartilhar:

O Ceará amanheceu com fortes chuvas em parte dos municípios. Entre às 7h desta segunda-feira (28) e 7h desta terça (29), a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) registrou acumulados em pelo menos 72 municípios (atualizado às 13h31). Fortaleza teve um acumulado de 61.4 mm, o segundo maior das últimas 24h. O maior registro ocorreu no Crato, na região do Cariri, que somou 62 mm no intervalo.

Na sequência, aparecem Barbalha (41 mm), Acaraú (40 mm), Crato (38.6 mm), Pacoti (36 mm), Cruz (33.4 mm), Missão Velha (31.8 mm) e Redenção (27 mm). “A condição de tempo deve favorecer temperaturas mais amenas quando comparado aos últimos dias. São esperadas temperaturas variando entre 28ºC a 32ºC”, explica o o meteorologista da Funceme, Frank Baima. Já a velocidade máxima do vento está prevista para a faixa litorânea e regiões de serra, com valores entre 35 e 50 km/h.

Leia mais em: Calor extremo preocupa autoridades e população no Ceará; veja recomendações

PREVISÃO

Para esta terça (28) e quarta-feira (29), é esperado predominância de tempo instável sobre o território do Ceará, sendo que intensidade das chuvas deve variar entre fraca a forte em todas as macrorregiões do Estado. Para quarta, são esperadas chuvas mais expressivas na porção centro-norte do Ceará. As chuvas previstas devem ocorrer devido às áreas de instabilidade oriundas do leste do nordeste brasileiro e do Oceano Atlântico, assim como o posicionamento e deslocamento do Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN). Efeitos locais como brisa e combinação de temperatura, umidade e relevo também devem favorecer a condição de tempo instável sobre o Estado. As chuvas podem vir acompanhadas de raios e rajadas de vento.

[ Mais notícias ]