Voltar ao topo

7 de dezembro de 2024

Ceará registra chuvas de mais 100 milímetros em ao menos 8 cidades, incluindo Pacatuba

Os municípios com maiores volumes são Nova Russas (125 mm), Quixeré (124 mm) e Pacatuba (120 mm)
Foto: Marciel Bezerra/Divulgação

Compartilhar:

O Ceará registrou, entre às 7h desta quinta-feira, 16, e 7h desta sexta-feira, 17, chuvas em mais de 130 municípios. Os municípios com maiores volumes são Nova Russas (125 mm), Quixeré (124 mm) e Pacatuba (120 mm). Este último, inclusive, registrou uma série de alagamentos e perdas materiais ao longo desta quinta-feira. Em nota enviada ao OPINIÃO CE, Secretaria de Segurança Pública informou que uma equipe do Corpo de Bombeiros Militar esteve no local para resgatar pessoas em um estabelecimento comercial devido à elevação de água.

Conforme a nota, as equipes seguem atentas para novas ocorrência de chuvas intensas sobre o Ceará.

Outros municípios onde choveu acima dos 100 mm nas últimas 24h são Granja (112 mm), São Benedito (106 mm), Meruoca (104 mm) e Senador Sá (101 mm). Em Miraíma, choveu 100 mm, segundo a Funceme. Os números poderão ser atualizados ao longo do dia.

10 maiores chuvas (atualizaado às 12h30):

  1. Nova Russas (Posto: CANINDEZINHO): 125 mm
  2. Quixeré (Posto: QUIXERE): 124 mm
  3. Pacatuba (Posto: PACATUBA): 120 mm
  4. Granja (Posto: TIMONHA): 112 mm
  5. São Benedito (Posto: SITIO CHAPADINHA): 106 mm
  6. Meruoca (Posto: MERUOCA): 104 mm
  7. Senador Sá (Posto: SENADOR SA): 101 mm
  8. Miraíma (Posto: MIRAIMA): 100 mm
  9. Crateús (Posto: IRAPUA): 97 mm
  10. Tamboril (Posto: RIACHãO DE CIMA): 93 mm

Segundo a Fundação Cearense, a tendência é de chuva em todas as macrorregiões do Ceará até domingo, 19. A intensidade deverá variar de fraca a forte. As chuvas esperadas se devem à formação de áreas de instabilidade atmosférica causadas pela proximidade da Zona de Convergência Intertropical, principal sistema indutor que atua no Estado, assim como por conta da atuação do sistema de brisa e de efeitos locais, como relevo, temperatura e umidade.

CUIDADOS

Segundo aviso meteorológico emitido pela Funceme e válido até esta sexta, 17, todo o Ceará está em alerta para chuvas intensas. Neste caso, não se descarta a possibilidade de descargas elétricas e rajadas de vento. Devido à situação, alguns cuidados precisam ser tomados para evitar possíveis danos. A Defesa Civil do Corpo de Bombeiros orienta a população a adotar algumas medidas de segurança em situações de chuvas intensas, alagamentos ou deslizamentos.

  • Cadastre seu aparelho celular para receber alertas da Defesa Civil; envie, gratuitamente, um SMS com o CEP da sua rua para o número 40199;
  • Durante a chuva, evite contato com aparelhos ligados à rede elétrica e não permaneça em áreas abertas ou próximo a estruturas altas, para não ser atingido por um raio;
  • Caso a sua moradia esteja em área de risco de alagamento ou inundação, procure deixar os móveis e objetos suspensos, fora do alcance da água. Mantenha preparada uma bolsa com os materiais de uso imediato da família, para o caso de ter de sair da moradia em situações emergenciais. Identifique antecipadamente um lugar para se abrigar, na casa de parentes, amigos, ou em instalações públicas;
  • Caso precise passar com o veículo automotor por uma área alagada, mantenha distância do veículo à frente, avance em baixa velocidade, mantendo o motor sempre acelerado e acima do nível da água.

[ Mais notícias ]