Com 190 casos de covid-19 identificados, a Semana epidemiológica 46, que vai de 11 a 17 de novembro, registrou um novo aumento na taxa de positividade dos casos, atingindo 15% de alta no Estado do Ceará. Embora o aumento seja leve e cerca de 92% da população já esteja vacinada, a Secretaria de Saúde do Estado do Ceará (Sesa) recomenda cuidados de prevenção para as próximas semanas.
Dos casos, 57,9% estão concentrados no município de Fortaleza (110), seguido de Caucaia, com 11 casos, Fortim e Maracanaú, com 7, cada, e Irauçuba, com 5 registros. Também foi observado que a maioria dos casos ocorreu em pacientes com idade acima de 20 anos, com maior concentração entre pessoas de 50 e 69 anos, representando 22,4% do total. Pessoas do sexo feminino são as mais atingidas, com 60,2%, o que pode estar relacionado à maior procura por atendimento de saúde por mulheres.
Em 2024, até a última semana divulgada pelo Informe do Cenário epidemiológico dos vírus respiratórios no Ceará, foram contabilizados 8.308 casos de covid-19 nos sistemas e-SUS Notifica e SIVEP-Gripe. Conforme o Boletim, a partir da semana 19, a proporção de casos positivos começou a crescer, alcançando 13% na semana 21. Após esse pico, a taxa caiu nas semanas seguintes, mas vem registrando aumento novamente.
Um dos casos registrados foi o do governador do Estado do Ceará, Elmano de Freitas (PT), que precisou cancelar os compromissos oficiais marcados para o restante da semana. Ele apresentou sintomas leves da enfermidade.
“Informo aos cearenses que testei positivo para Covid. Estou bem, apresentando apenas sintomas leves. Já havia cancelado toda a minha agenda de hoje, e estarei afastado neste momento, em tratamento, por orientação médica”, disse o gestor pelas redes sociais.
CUIDADOS
Documento emitido pela Sesa ressalta o reforço das medidas de prevenção contra a covid-19, especialmente diante do aumento de casos. O secretário executivo de Vigilância em Saúde, Antonio Silva Lima Neto, reitera os cuidados frente às mudanças de cenário na incidência da virose. “Isso, normalmente, significa que temos novas cepas circulando. No nosso sequenciamento genômico, identificamos algumas novas subvariantes da ômicron, mas todas apresentando forte proteção por vacinas, daí a importância de a população estar com a imunização em dia”, ressalta o secretário.
A Sesa recomenda ainda que a população mantenha hábitos preventivos, como higienizar frequentemente as mãos, evitar aglomerações em locais fechados e utilizar máscaras em ambientes com maior risco de transmissão. Para a coordenadora de Vigilância Epidemiológica e Prevenção em Saúde (Covep) da Sesa, Ana Maria Cabral, outra medida importante a ser tomada é a testagem. “Qualquer pessoa com sintomas gripais deve, preferencialmente, realizar o teste, pois a testagem identifica casos rapidamente e é importante para evitar a disseminação do vírus”, diz.
A coordenadora da Covep também orienta que pessoas com testagem positiva sigam orientações de isolamento e procurem atendimento médico, se necessário. “Estamos monitorando constantemente a circulação dos principais vírus respiratórios e tomando medidas oportunas para proteger a saúde da população”, afirma Ana Cabral.
VACINAÇÃO
Apesar de 92% da população ter recebido pelo menos duas doses de vacina contra a covid-19, a Sesa reforça a adesão à vacinação e a garantia do esquema vacinal completo das crianças, além do cuidado com os grupos de risco. A vacinação contra a covid-19 é realizada nos postos de saúde de todo o Ceará, conforme programação e planejamento de cada município.
“A estratégia de operacionalização da vacinação contra a doença segue as diretrizes do Ministério da Saúde, incluída na rotina para crianças na faixa etária de 6 meses a 4 anos. Como reforço para os grupos prioritários, semestral ou anual, a depender da condição de risco”, reforça a coordenadora de imunização da Sesa, Ana Karine Borges.
Em Fortaleza, além dos postos, as salas de vacina das unidades dos Vapt Vupt, localizadas nos bairros Antônio Bezerra, Messejana e Papicu, também realizam a vacinação do calendário nacional, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. vacina disponível no momento é a monovalente do laboratório Moderna que apresenta proteção para subvariantes da ômicron e pode ser utilizada em todas as faixas etárias acima de seis meses.